O brasileiro Hugo Calderano saltou três posições no ranking mundial de tênis de mesa e atingiu sua melhor colocação na lista da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Na lista atualizada nesta quarta-feira, o carioca de 20 anos aparece na 17ª colocação. Recentemente, ao lado de Gustavo Tsuboi, Calderano conquistou a medalha de prata no torneio de duplas no Aberto da Hungria e foi um dos cabeças de chave no individual, chegando às oitavas de final da competição.
Leia mais:
Amanda se desculpa com Ronda Rousey após críticas
Federação russa revela nomes de atletas dispostos a competir como "neutros"
Candidatas a sede dos Jogos de 2024 se abrem ao mundo
Calderano vem de uma grande temporada em 2016, quando chegou às oitavas dos Jogos do Rio 2016 (igualando o desempenho de Hugo Hoyama em Atlanta 1996), conquistou a prata no individual do Aberto da Áustria e o ouro nas duplas, também com Tsuboi, no Aberto da Suécia.
Após a Olimpíada, Calderano havia se tornado o 31º do ranking, uma posição inédita no tênis de mesa brasileiro. Em dezembro, ganhou mais 10 posições. No mês passado, chegou pela primeira vez ao Top 20. Agora, a 17ª posição na lista também é o melhor ranking de um mesa-tenista da América Latina.
No início do ano, o brasileiro renovou contrato contrato com Ochsenhausen até 2019 – ele está no clube alemão desde 2014. O mesatenista volta a defender o Brasil no Aberto do Catar, que será disputado em Doha, entre os dias 21 a 26 de fevereiro. Calderano estará nas chaves individual e de duplas.
Além disso, Calderano e Gustavo Tsuboi retornaram ao Top 5 do ranking mundial de duplas, em lista divulgada após o Aberto da Hungria.
No ranking individual masculino, Tsuboi ocupa a 90ª posição, enquanto Cazuo Matsumoto é o 96º do mundo. Thiago Monteiro é o 136º. No feminino, Lin Gui está próxima do Top 100. A chinesa naturalizada brasileira pulou da 113ª posição para a 106ª. Bruna Takahashi também ganhou posições e chegou à 173ª.
*ZHESPORTES