Foram 92 dias de espera desde Abu Dhabi. Ontem, finalmente, os carros voltaram à pista.
A pré-temporada do Mundial de Fórmula-1 começou com a primeira sessão de testes no Circuito da Catalunha, em Barcelona, e mostrou novos pneus e carros mais velozes, frutos do regulamento reformulado para 2017.
Leia mais:
Lewis Hamilton lidera primeiro dia da pré-temporada da Fórmula-1
Vettel lidera primeiro treino, e McLaren e Red Bull enfrentam problemas
Com pintura nova, Toro Rosso é a última apresentar carro para 2017
Mas algumas coisas não mudam, e a Mercedes foi a mais rápida do dia, com Lewis Hamilton na ponta após 73 voltas. A boa surpresa foi o desempenho da Ferrari, que ficou em segundo com Sebastian Vettel, a apenas um décimo do rival inglês, e também a Williams, terceira mais veloz com Felipe Massa.
No campo das decepções, a McLaren sofreu com problemas, e Fernando Alonso completou apenas 29 voltas pela manhã, antes de encerrar o dia.
Nada definitivo: afinal, foi apenas o primeiro de quatro dias de testes. Dois aspectos já ficaram claros: a velocidade aumentou bastante – e deve crescer ainda mais, com a previsão de que os tempos sejam até quatro segundos mais baixos até o final da semana – e os novos pneus, maiores e mais largos do que no ano passado, têm desgaste bem menor.
Os dois fatores somados aumentam a pressão aerodinâmica sobre os bólidos, e os pilotos precisarão se acostumar com o aumento da força G nas curvas rápidas. Os carros voltam à pista em Barcelona nesta terça, e espera-se ver mais de Red Bull e Force India, principalmente, para ter uma primeira ideia do que é possível projetar para o Mundial.
Mercedes W08
A equipe alemã foi a única a mandar seus dois pilotos para a pista e mostrou, mais uma vez, que começa o ano forte, com um carro rápido e confiável – foram 152 voltas no total.
Ferrari SF70H
Sebastian Vettel andou bastante e conseguiu tempos próximos aos da Mercedes. A Ferrari parece ter acertado a mão no seu carro, e agora precisa manter o desenvolvimento.
Williams FW40
A escuderia inglesa contou com Felipe Massa como representante, e o brasileiro teve bom desempenho. A expectativa é para que a William repita a performance de 2014.
Haas VF-17
Assim como no ano passado, a Haas mostrou um carro bem preparado e confiável. Os americanos devem mostrar desempenho ainda melhor em 2017.
Red Bull RB13
O motor Renault deixou Daniel Ricciardo durante a sessão, mas espera-se que, com tudo certo, a Red Bull dispute posição com Mercedes e Ferrari hoje.
Force India VJM10
A Force India também teve problemas, e Sergio Perez deu apenas 39 voltas. Após a quarta colocação em 2016, espera-se que os indianos mantenham a boa fase.
Toro Rosso STR12
Dona de uma boa dupla de pilotos, a Toro Rosso é candidata a surpresa com seu carro aerodinamicamente "limpo" e com motor Ferrari. Carlos Sainz Jr. foi apenas discreto ontem.
Renault R.S.17
Os franceses confiam em Nico Hülkenberg para liderar a equipe nesta temporada. A julgar pelo primeiro dia de testes, o alemão terá trabalho, com o nono tempo da sessão.
McLaren MCL32
Fernando Alonso deu apenas 29 voltas e ficou com o 10º tempo. Mas acredita-se que a McLaren, agora laranja e preta e sem Ron Dennis no comando, tenha cacife para andar mais à frente.
Sauber C36
Marcus Ericsson foi o responsável por levar o carro suíço à pista. E não houve surpresas, com o pior tempo do dia – e a certeza de que a Sauber será a lanterninha de 2017.
*ZHESPORTES