Cogitado no futebol chinês, Pepe não deve jogar no país asiático. Ao menos não no Guangzhou Evergrande, comandado por Luiz Felipe Scolari, que descartou a possibilidade do defensor do Real Madrid jogar em sua equipe.
- Pepe é um grande jogador. Quando estive na seleção portuguesa foi uma das minhas indicações à Federação e recebeu cidadania portuguesa. Mas a minha equipe não pretende contratar nenhum estrangeiro, os que tenho são os melhores da Ásia, portanto não necessito de ninguém - disse Felipão, em entrevista à agência "EFE".
Na longa conversa, o técnico de 68 anos, que já conquistou o Campeonato Chinês duas vezes, também falou sobre o poderio financeiro que vive o futebol local, que vem contratando astros até da elite da Europa.
- Não é que seja uma loucura, é uma questão de procedimento do governo, dos clubes. Eles entendem que devem desenrolar o futebol para a população e nisso se dão as contratações bombásticas. Mas já estão fazendo alguns ajustes no futebol da China, que, nos próximos 10 ou 15 anos, será uma das grandes potências - analisou.
Confira outros trechos da entrevista:
SELEÇÃO BRASILEIRA
Bom. O Brasil de hoje, o Brasil do Tite tem jogado muito bem, tem identidade com o técnico, tem identidade com o público e com o país. É uma Seleção que deve ser respeitada.
CRISTIANO RONALDO, MESSI E NEYMAR
Eu diria que Ronaldo e Messi disputam sempre, o título de melhor do mundo, mas daqui a dois anos eu colocaria Neymar neste nível. E, possivelmente, começando a destronar um dos outros dois, porque Neymar também é um dos fenômenos com quem trabalhei.
ESTILOS DE BARCELONA E REAL MADRID
Vejo o jogo do Real Madrid diferente do Barcelona. O Barça, com Luis Enrique, segue fazendo um futebol cadenciado, bem jogado. Mudou nos últimos anos com Suárez, Messi e Neymar. O Real Madrid mudou com o Zidane, tem outra forma de jogo. Neste momento, se eu fosse convidado por uma dessas duas equipes, penso que o Real se assemelharia mais a meu estilo, que o Barcelona.
PORTUGAL
Portugal é finalmente campeão. Eu não consegui ser campeão em Portugal, perdemos o último jogo em casa (contra a Grécia, na final da Euro-04). O técnico Fernando Santos foi campeão na França, espetacular, vivi essa conquista porque assisti ao jogo. Me encantou. O Fernando é uma pessoa muito simpática, muito boa e merecia ser campeão.