Tetracampeão do Aberto da Austrália, pela sexta vez o suíço Roger Federer disputará uma final em Melbourne, depois de sobreviver a um eletrizante jogo de cinco sets contra o compatriota Stan Wawrinka nesta quinta-feira.
De volta a uma decisão no primeiro Grand Slam do ano – a última havia sido em 2010, quando venceu Andy Murray –, o supercampeão das quadras aguarda agora o vencedor do confronto entre o velho rival Rafael Nadal e o búlgaro Grigor Dimitrov, que se enfrentam a partir das 6h30min desta sexta-feira (horário de Brasília) na outra semifinal.
Leia mais:
Serena domina Lucic e encara Venus na final do Aberto da Austrália
Venus vira sobre sensação Vandeweghe e volta à final de um Slam após 8 anosNúmero de concussões cai na NFL na última temporada
Aos 35 anos, Federer é o mais velho tenista a chegar a uma decisão de simples em Grand Slam desde o US Open de 1974, quando o australiano Ken Rosewall disputou o título em Nova York com 39 anos. Para chegar à sua 28ª final de Majors, e em busca do 18º troféu deste nível de torneio, o atual número 17 do mundo superou três tenistas entre os top 10 do ranking da ATP: o tcheco Tomas Berdych (10º), o japonês Kei Nishikori (5º) e Wawrinka (4º).
No domingo, a partir das 6h30min (de Brasília), Federer disputará sua 100ª partida em Melbourne, onde ostenta um currículo de 86 vitórias e 13 derrotas em 18 participações no torneio. Se Nadal superar Dimitrov, haverá uma reedição da final de 2009, quando o espanhol venceu o suíço e conquistou seu único título do Aberto da Austrália.
No início do quinto set do jogo contra Wawrinka, Federer solicitou antedimento médico em razão de um desconforto em uma das pernas. O suíço disse que problema não preocupa para a decisão. Quanto à expectativa para a final, o suíço afirmou que não escolhe adversário (no retrospecto contra Dimitrov, venceu todos os cinco confrontos, mas leva desvantagem de 11 a 23 no duelo com Nadal).
– Vocês provavelmente pensariam que eu tenho uma chance ligeiramente melhor para vencer Dimitrov do que Nadal. Mas quem se importa? Na final o que importa é se você vai ganhar ou não. – disse Federer. Sei que vou ter uma chance de ganhar no domingo. Essa é uma ótima posição para se estar. Independentemente de quem vou enfrentar, acho que vai ser especial de qualquer maneira. Um deles tentaria seu primeiro Slam ou então farei uma batalha épica com Rafa – completou
*ZHESPORTE