O Canoas vai virar o ano na zona de classificação às quartas de final da Superliga. Jogando na Serra, a equipe venceu o Bento por 3 sets a 1 (parciais de 21x25, 25x18, 20x25 e 21x25). Com a vitória, o time pentacampeão gaúcho se mantém na sétima posição, com 15 pontos. Já o Bento fica na nona colocação com 10 pontos e, caso o São Bernardo vença o Minas amanhã, pode perder uma posição.
Leia mais:
Guia da Superliga: conheça os times que disputam a 23ª edição do maior torneio de vôlei do Brasil
Ponteiro do Canoas recebe primeiro troféu Viva Vôlei da carreira
Campinas vence Sesi-SP no primeiro jogo da história da Superliga no Pará
Na primeira parcial, só quando o levantador Sandro bloqueou o ponteiro Alisson do Canoas e fez 14 a 12 para o Bento foi que alguma equipe conseguiu abrir dois pontos no placar. A equipe do técnico Marcelo Fronckowiak conseguiu empatar e virar após dois bons ataques do ponteiro Gabriel: 18 a 17. No final do set, o bloqueio de Ialisson – terceiro melhor da Superliga no fundamento – no ponteiro Deivid abriu 22 a 20 e levou o técnico Paulão a pedir um tempo. Pouco adiantou. Na volta, Gabriel marcou um belo ponto de saque e o oposto Thomaz, atacando pela saída de rede, explorou o bloqueio do Bento: 25 a 21.
A segunda parcial começou com o Bento abrindo rapidamente 5 a 1 no placar. Porém, com bons saques do levantador Sandro, o Canoas encostou em 5 a 4. Com Deivid bem na ponta, o time da Serra abriu 16 a 12 no placar, o que levou o técnico Marcelo Fronckowiak pedir tempo. Em seguida, inverteu a rede do Canoas para dar mais consistência ao bloqueio. Mesmo assim, a equipe continuou errando muito. Quem se aproveitou disso foi o Bento, que fechou o set em 25 a 18 após ataque do central Michel.
O Canoas voltou para o jogo quando Thomaz fez 6 a 2 no início do terceiro set após o maior raly da partida. O time melhorou em alguns fundamentos como saque e bloqueio. O que, consequemente, aumentou o volume de jogo do pentacampeão gaúcho. No ace do levantador Sandro a equipe abriu 14 a 7. O set mudou quando Paulão promoveu a entrada do experiente levantador Rivoli, que marcou dois pontos de saque: 16 a 13. A equipe encostou de vez quando o ponteiro Gabriel largou atrás do bloqueio do Canoas e fez 18 a 17. Porém, o Gabriel do Canoas voltou a aparecer bem na partida. Primeiro, o jogador bloqueou o oposto Welinton. Depois, só foi deixar o saque quando abriu 24 a 20 em uma bela sequência. Coube ao ponteiro Composto fechar o set após forte ataque na diagonal: 25 a 20.
A quarta parcial começou equilibrada. O Bento abriu 12 a 10 após o bloqueio do central Michel, primeiro na Superliga no fundamento. A equipe aumentou a vantagem após o ataque na diagonal do oposto Wagner. O bloqueio e a virada de bola do time da Serra forçaram o técnico Marcelo Fronckowiak a pedir um tempo quando o jogo estava 16 a 11 para o Bento. A paralização surtiu efeito. Na volta, Composto começou a desequilibrar a parcial. O ponteiro largou uma bela bola da linha dos três metros. Foi o empate do Canoas: 16 a 16. Gabriel ainda marcou um ponto atacando e outro sacando para abrir 21 a 19 no placar e forçar o técnico Paulão a pedir um tempo. Não adiantou. Inspirado, Composto fechou a parcial em 25 a 21 após bloqueio. Depois da partida, o central Ialisson foi escolhido o melhor em quadra e recebeu o troféu Viva Vôlei.
O primeiro turno da Superliga termina na próxima quinta-feira, com a partida entre Taubaté e Juiz de Fora. A competição volta a partir do dia 7 de janeiro, com a primeira rodada do returno. Às 20h, o Canoas enfrenta o Montes Claros em casa com transmissão do SporTV. No mesmo horário, o Bento recebe o Minas Tênis Clube.
Retrospecto na competição
Superliga 2015/2016
26/11/2015 – Bento 0x3 Canoas
13/8/2016 – Canoas 0x3 Bento
Superliga 2016/2017
19/12/2016 – Bento 3x1 Canoas
*ZHESPORTES