Há sete anos, Henri Douglas Mello da Luz descobriu no esporte uma possibilidade que, até então, parecia extremamente distante da sua realidade. Foi por meio do Projeto Tênis nos Bairros, do Avenida Tênis Clube (ATC), que o menino, com 9 anos à época, encontrou uma bolinha amarela, uma raquete e um mundo completamente diferente.
Ele estudava na Escola Padre Caetano, no bairro Patronato, e era morador da Vila Lídia, onde vivia em situação de vulnerabilidade social. Isso até a chegada de Denativo Amarante da Silva, o professor Dena, coordenador da iniciativa, que já dura 10 anos.
– No início do projeto, as escolas não tinham quadras disponíveis. Praticávamos dentro da sala de aula mesmo. Percebemos que alguns tinham resultados diferentes e, apenas, precisavam de um empurrão. A ideia é poder mudar a vida de alguém, mas sempre com um olhar técnico – conta Dena, que coordena a equipe de tênis do ATC.
Considerado o atleta mais promissor das categorias de base do ATC, Henri, hoje com 16 anos, tem como ídolo o tenista suíço Roger Federer e acompanha de perto o trabalho do amigo e conterrâneo Orlandinho Luz, 18 anos, gaúcho de Carazinho. Orlandinho é uma das grandes promessas do tênis nacional e número 668 no ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Com os bons resultados recentes, Henri ocupa a 3ª posição na classificação geral da categoria no ranking da Federação Gaúcha de Tênis e faz parte da seleção estadual sub-16. Ganhou oito estaduais seguidos na temporada 2016. A conquista mais recente foi em 6 de novembro, quando levantou a taça da Arena Tenis Cup, em Santana do Livramento.
– O tênis mudou tudo na minha vida – resumiu o tímido atleta do ATC, que também desempenha o papel de jovem aprendiz nas aulas de tênis do clube da cidade.
O PROJETO TÊNIS NOS BAIRROS
Quem – Destinado a crianças dos 7 aos 11 anos
Alunos – Atende a 30 alunos nas quadras do ATC
Quando – Terças e sextas-feiras, das 9h às 10h30min
Contato – (55) 3221-6433