Artilheiro do Campeonato Português na temporada 2015-2016, com 32 gols marcados, o ex-gremista Jonas ainda não conseguiu decolar neste ano no Benfica.
Depois de jogar só duas partidas, o atacante sofreu uma fratura no tornozelo direito em agosto, teve de passar por uma cirurgia para corrigir o problema e ainda não conseguiu voltar aos gramados.
Leia outras colunas do Passaporte Gre-Nal
Sua recuperação foi prejudicada por uma inflamação, que aumentou seu prazo de retorno ao time português, que deve ocorrer só em dezembro.O atacante, que deixou o Grêmio no início de 2011 para jogar no Valencia, da Espanha, chegou ao futebol português três anos depois, em setembro de 2014, assinando por dois anos.
Só que seu desempenho agradou tanto aos dirigentes, que renovou um ano antes do término do vínculo, em setembro de 2015, por mais três anos – o vínculo vai até junho de 2018. Segundo o jornal português A Bola, o Benfica gastou 4,5 milhões de euros (R$ 16,1 milhões) para comprar seus direitos econômicos.
O valor é mais do que o triplo pago pelo Valencia para tirar Jonas do Grêmio em 2011, que foi de 1,2 milhão de euros (R$ 4,2 milhões). Na época, o clube espanhol aproveitou-se de uma cláusula do contrato do atacante que estipulava tal valor como multa rescisória para clubes do Exterior.
Com 32 anos, tudo o que Jonas deseja é voltar a atuar o quanto antes pelo Benfica para voltar ao radar de Tite. O atacante já foi convocado por Mano Menezes, em 2011 e 2012, e por Dunga, em 2016. Ao todo, já realizou 12 jogos e marcou três gols pela Seleção Brasileira.
ZHESPORTES
No estaleiro
Passaporte Gre-Nal: o drama português do ex-gremista Jonas
Lesionado, o atacante está sem jogar desde agosto pelo Benfica
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project