O Santa Maria Soldiers perdeu por 14 a 12 para o BH Eagles pela semifinal da Liga Nacional de futebol americano, a segunda divisão brasileira da modalidade, e deu adeus à competição. O duelo foi disputado no sábado.
A equipe santa-mariense encarou 33 horas de viagem de ônibus a Sete Lagoas-MG e representou de forma bastante aguerrida o nome do Rio Grande do Sul em solo mineiro. Mesmo exaustos da longa jornada, os soldados venderam caro o resultado e, por pouco, não deixaram a Arena do Jacaré com a classificação à final.
Leia mais:
Antes de viagem a MG, Soldiers vence Mustangs pela Copa RS
Empresa de SM ajuda, e Soldiers fica perto de valor de viagem a MG
Soldiers bate Redlions e conquista vaga na elite nacional
O Soldiers saiu na frente no placar e abriu 6 a 0 diante do BH Eagles, com um touchdown (pontuação máxima) de Siqueira. No ponto extra, o kicker Maurício Faé errou o chute. Ainda no primeiro tempo, o time da casa virou para 7 a 6.
Na metade final da partida, os gaúchos fizeram 9 a 6, com field goal (chute) de Maurício Faé. Porém, a vantagem durou pouco. Os mineiros assumiram novamente o marcador, após touchdown, e estabeleceram 14 a 9, com o ponto extra convertido. O Soldiers voltou a encostar nos adversários depois de chute de 42 jardas de Faé, em novo field goal: 14 a 12.
Mesmo lutando até o último segundo, a equipe de Belo Horizonte segurou o resultado e conquistou a classificação à final da Liga Nacional. Agora, o BH Eagles espera o vencedor da outra semifinal, entre Sinop Coyotes (MT) e Rio Preto Weilers (SP), em 26 de novembro, em Sinop, no Mato Grosso.
Por ser um dos três melhores times da Liga Nacional, o Soldiers já havia garantido vaga à Superliga Nacional, a primeira divisão brasileira, em 2017.