A sorte pode sorrir para a dupla Gre-Nal nos jogos importantes da próxima quarta-feira (19) pela Copa do Brasil. Decidir vaga às semifinais do torneio contra Palmeiras e Santos é naturalmente difícil, mas o que pode ajudar Grêmio e Inter é a escolha dos treinadores rivais em priorizar o Brasileirão.
Os técnicos Cuca, do Palmeiras, e Dorival Júnior, do Santos, ainda não anunciaram as escalações que utilizarão, mas há forte possibilidade de os jogadores titulares serem poupados para enfrentar a dupla Gre-Nal na quarta-feira.
Adversário gremista, o Palmeiras é líder do Brasileirão e abriu quatro pontos de vantagem sobre o Flamengo, segundo colocado. Atual campeão da Copa do Brasil e com vaga na Libertadores 2017 praticamente garantida, o Verdão coloca todas as forças no Campeonato Brasileiro.
Além disso, o técnico Cuca acredita que a força do elenco palmeirense possa derrotar o Grêmio diante de um lotado Allianz Parque:
— Vou pensar, vou pensar bem o que a gente tem com a fisiologia, com a preparação física. Se eu coloco o time titular quarta eu vou ter eles inteiros para domingo? Eu não consigo te responder agora. Mas se eu puser o time que não vem jogando, ou parte deles, tenho confiança de passar adiante, mesmo sabendo que o Grêmio é uma grande equipe — afirmou, em entrevista coletiva após a vitória contra o Figueirense no último domingo (16).
A preservação de titulares não passará, no entanto, por Gabriel Jesus, atacante titular da Seleção. O jovem recebeu terceiro cartão amarelo na tarde de ontem, e estará suspenso para o confronto do próximo domingo (23) contra o Sport.
Rival colorado, o Santos também deve poupar jogadores. No ano passado, Dorival Júnior tirou a força máxima do Campeonato Brasileiro e mirou o foco na Copa do Brasil. A equipe santista foi vice-campeã do torneio e não se classificou à Libertadores via Brasileirão. Vacinado, o técnico santista quer garantir a classificação à competição continental neste ano.
— Não sei o que pensar ainda (sobre o Inter). Na minha cabeça, acertamos ano passado, mas aconteceu o que aconteceu. Estávamos em uma final. Erramos porque perdemos. E agora, o que pensar? Temos que pensar muito, analisar bastante e ver o que faremos. Sinceramente, ainda não sei — disse Dorival no último domingo (16). — Escalaremos o que tivermos de melhor, quem tiver plenas condições — completou.
Grêmio e Palmeiras jogarão a partir das 21h45 em São Paulo. No primeiro confronto, o Tricolor derrotou o Verdão por 2 a 1 na Arena. No Beira-Rio, Inter e Santos se enfrentam a partir das 19h30. Os paulistas venceram o primeiro jogo por 2 a 1 na Vila Belmiro.
Atlético-MG com força máxima diante do Juventude
Se por um lado, Grêmio e Inter podem enfrentar equipes com titulares preservados, o Juventude terá pela frente um Atlético-MG com força máxima no Alfredo Jaconi. Na terceira colocação, mas distante do título do Campeonato Brasileiro, o Galo vê na Copa do Brasil a chance de encerrar a temporada com um título importante.
Além disso, a equipe mineira está apenas um ponto à frente do Santos, e vê a classificação à fase de grupos da Libertadores ameaçada. O título da Copa do Brasil garantiria a vaga direta à competição continental.
Neste domingo (16), o Atlético foi derrotado pelo Botafogo por 3 a 2 no Rio de Janeiro. Após a partida, o atacante Fred confirmou que a equipe segue focada nas duas competições:
— As duas competições são importantes, e temos elenco para brigar pelo título das duas. Não vamos abrir mão de nenhuma. São muitos jogos pela frente e, enquanto houver esperança, vamos honrar a camisa do Galo e lutar até o final. Temos confrontos diretos com as equipes que estão acima e são jogos que vamos fazer de tudo para tentar vencer. Futebol tudo pode acontecer.