O futebol amador da região central do Estado receberá mais um nome de peso neste fim de semana: Paulo Baier, 41 anos.
Em março de 2015, após ser anunciado como reforço da equipe Amigos do Pintado para campeonato amador de Santa Maria, Baier, que defendia o Ypiranga no Gauchão, negou qualquer tratativa. Um ano e sete meses depois, agora já aposentado dos gramados profissionais, o segundo maior artilheiro do Brasileirão na era de pontos corridos confirma a participação em amistoso beneficente no próximo domingo, às 16h, em Faxinal do Soturno, na Região Central.
Leia mais:
Conheça o fenômeno "amador de Santa Maria"
Baier descarta time amador da região central do RS
Empresa patrocinará, e campeonato será realizado em SM
– Todas as vezes que estou em férias, sempre procuro participar de ações assim. Surgiu essa oportunidade, e estaremos lá. Vamos fazer uma grande festa. Estou indo para fazer um jogo beneficente e ajudar as pessoas – projeta Baier.
O ex-jogador profissional pretende seguir carreira de técnico em breve. Para isso, faz preparações em grandes clubes do país:
– Fiz um curso em Porto Alegre e já tenho a carteira profissional (para treinador). Fiz um estágio na Chapecoense e quero fazer outros. Quando surgir uma oportunidade, quero estar pronto. O objetivo é estar trabalhando em dezembro ou janeiro – explica.
Vilson Bonadimann, o Pintado, dono do time e empresário da região, ficou conhecido após investir em três famosos atletas: Sandro Sotilli, Washington e Índio, todos já aposentados. E Pintado promete não parar por aí. Outros nomes consagrados já estão em sua lista de contatos para "contratações" futuras:
– Já falei com Tinga, Denilson, Ricardo Rocha, Marcão e Alex. Para o próximo ano, se sair campeonato grande, há possibilidade de o time dos galácticos voltar – garante o dirigente, que esconde as cifras dos gordos investimentos empregados desde 2015.
Baier se despediu do futebol profissional no último dia 5 de junho, em partida da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, em empate de 0 a 0 entre São Luiz, de Ijuí, sua cidade natal, e União Frederiquense. Na longa e bem-sucedida carreira, o gaúcho atuou como lateral-direito e meia e fez 106 gols nas edições dos pontos corridos do Brasileirão (desde 2003) – atrás apenas de Fred, do Atlético-MG.
Além do São Luiz – equipe na qual iniciou no futebol –, Baier também defendeu Pelotas, Juventude, Ypiranga, Botafogo, Vasco, Atlético-MG, América-MG, Atlético-PR, Palmeiras, Santos, Criciúma e Goiás.
O valor arrecadado com os ingressos da partida entre Amigos do Pintado e Juventude, de Santa Maria, será destinado à Associação Protetora dos Animais. O jogo ocorrerá no Estádio Municipal Eusébio Roque Busanello, em Faxinal do Soturno. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos no local.