De primeira escolha do draft em 2007 a uma das maiores decepções da história do basquete profissional. Este foi o caminho de Greg Oden. E a carreira da antiga promessa chegou ao fim. Depois de passagens frustradas pela NBA e uma experiência na China, o pivô anunciou que se aposentará do basquete – ele já exerce um cargo na comissão técnica do time da Universidade de Ohio State.
– Acabou. Queria ficar ao redor do basquete e o técnico (Thad Matta, de Ohio State) deu a chance de estar aqui, de fazer algo durante as minhas tardes – disse Oden, em entrevista ao Indianapolis Star.
Leia mais:
D'Angelo Russell destaca "liberdade" sem Kobe Bryant no Lakers
Confira os maiores salários da NBA
Joaquim Oresko: disputa de gigantes na NBA
Greg Oden foi escolhido no draft de 2007 como grande promessa pelo Portland Trail Blazers – foi recrutado, por exemplo, antes de Kevin Durant.
Graves lesões no joelho atrapalharam a carreira do pivô. Em cinco anos no Blazers, fez apenas 82 jogos – o equivalente a uma temporada completa – e só entrou em quadra em duas das temporadas.
O jogador ainda tentou retomar a carreira na temporada 2013/2014 pelo Miami Heat, onde fez 23 jogos. Em playoffs, ele chegou a jogar seis partidas pelo Blazers em 2009 e mais três pelo Heat em 2014 – quando ficou com o vice-campeonato da NBA. Ele teve médias modestas de oito pontos e 6,2 rebotes por jogo na carreira.
Na temporada passada, antes de anunciar a aposentadoria, defendeu o Jiangsu Dragons na China. Em 25 jogos, teve médias de 13 pontos e 12,6 rebotes.
*ZHESPORTES