O rubro negro volta a campo para um jogo de seis pontos pelo acesso a Série A em 2017. Sim, a disputa continua. Torcedor xavante com alma guerreira jamais vai se contentar com apenas uma meta atingida, por mais grandiosa que seja. Claro que a permanência na Série B nacional com tamanha antecedência é um fato notável e histórico pelo grau de dificuldade que a equipe passou dentro e fora do campo. Só que a grandeza de um clube é medida pela constante busca de glórias e não de uma glória.
Hoje, jogamos quase em casa. Em São Lourenço.... só que da Mata, na região metropolitana de Recife. Mais uma visita xavante em estádio de Copa do Mundo nesta Série B nacional. Depois do Castelão, agora vamos atuar na Arena Pernambuco. O adversário tem o mesmo número de pontos que o xavante, 45. Pelos critérios, o Náutico é quinto e nós, sexto.
Ambos estão a 3 pontos do G4. O Timbú reclama de cansaço. Foram três jogos em uma semana. Vasco em casa sábado passado, Bragantino em Bragança Paulista no meio da semana e Brasil hoje em casa. Menos, Náutico, menos. De cansaço nós damos aula. Qualquer viagem do Brasil neste campeonato, por mais curta que seja, terá pelo menos sete horas de ônibus ida e volta entre Pelotas e Porto Alegre para o Aeroporto Salgado Filho.
O Náutico não perde a seis jogos. O técnico Givanildo tem duas dúvidas no meio-campo. Os volantes João Ananias e Rodrigo Souza podem ser poupados do jogo devido ao cansaço. O time deve jogar com Júlio Cesar. Joazi, Rafael Pereira, Igor Rabello e Gastón. João Ananias (Negretti), Rodrigo Souza (Renan Oliveira), Marco Antônio e Vinícius. Rony e Bérgson.
Pelo lado xavante, o lateral esquerdo Marlon segue fora. O time de Rogério Zimmermann deve ter: Eduardo Martini. Weldinho, Leandro Camilo, Cirilo e Brock. Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira, Felipe Garcia. Elias e Ramon. No primeiro turno, no Centenário, empate sem gols.
Para entrar no G4 nesta rodada, a tarefa é complicada. O Brasil precisaria vencer o Timbu por pelo menos quatro gols de diferença e contar ainda com derrota do Londrina que pegará o Vasco, no Rio. Não tem problema, vamos dar um passo de cada vez. Ainda faltarão oito rodadas. A partida hoje começa às 21 horas. Um dos locais onde os xavantes poderão acompanhar o jogo é no Gaúcha Sports Bar, na Nilo Peçanha, 3228. Avante!