O paranaense Leonardo Delai, 34 anos, está no coração do clássico de Manchester. Para ser mais específico, no lado azul do coração. Delai trabalha há três temporadas na TV do Manchester City. É produtor executivo do programa semanal de três horas vendido para 12 países – entre eles, Brasil. Na noite de ontem, ele conversou com a coluna e contou como está o ambiente do clássico de Manchester – e agora também do mundo, pela presença dos dois maiores técnicos do futebol do momento.
Como está a atmosfera da cidade com clásssico?
Manchester é uma cidade comum. É claro que o clássico mexe, Os dois clubes estão em pontos distantes. O Etihad fica na borda da região central, no coração de Manchester, como dizem aqui. O Old Trafford, onde será o jogo, é mais retirado do Centro. Isso afasta um pouco os torcedores rivais. A fama do City é de torcida de origem trabalhadora, enquanto o United é mais generalista, agrega todas as classes sociais. Embora isso tenha mudado com o fato de o City ter se tornado mundial.
O quanto acirrou a rivalidade esse crescimento do City?
O clube mudou de perspectiva desde a chegada do xeque Mansour, há oito anos. Deixou de ser do meio da tabela e ambiciona ganhar a Liga dos Campeões. Antes, os torcedores do United nos chamavam de "noysi neighbours" (vizinhos barulhentos). Isso mudou.
O quanto mudou o Manchester City?
Vejo o clube mudar como um todo. Todos os departamentos cresceram. A TV tinha duas pessoas, agora tem 12. Percebe-se o esforço em crescer. A ambição é chegar ao patamar de Real e Barça.
O clássico mudou sua rotina?
Nosso trabalho aumentou e muito. Muda a atmosfera do clube. Nossa redação é ao lado do campo no CT. Temos contato direto com os jogadores. Na verdade, nem tão direto assim (risos). São estrelas mundiais, celebridades. Aqui se respira futebol e se classifica o jogador como celebridade.
Como é trabalhar com o Pep?
Tive poucos contatos com ele, troquei algumas palavras. Lidamos mais com sua comissão. Mas percebe-se que tudo passa por ele. Guardiola fez uma revolução aqui. Até na geografia do clube. Por exemplo: antes, jogadores da base e do time principal dividiam o mesmo prédio no CT. Agora, não. A ideia é que os jovens tenham esse prédio como uma meta.
Por que o clássico será às 12h30min na hora local?
É por questão de segurança. Os pubs na Inglaterra abrem às 11h. Reduz-se o tempo em que os torcedores fiquem no bar. E aqui se assiste a muitos jogos no bar.