Pela primeira vez sem o comando de Roger neste Campeonato Brasileiro, o time do Grêmio entra em campo neste domingo (18), na Arena, para enfrentar um adversário direto na luta por um lugar no G-4 da competição. Depois de uma sucessão de tropeços, que culminaram com o pedido de demissão do treinador, o time gaúcho precisa mais do que nunca voltar a vencer pra seguir tendo objetivos maiores na competição.
O interino James Freitas comanda o time na beira do gramado enquanto o novo técnico não assume. Tudo indica que Renato Portaluppi deve ser anunciado pela direção após o confronto. Mas, até lá, o Grêmio toma todos os cuidados para manter o foco da equipe exclusivamente na partida deste domingo. O treino de sábado foi realizado em grande parte com portões fechados e após a atividade sequer aconteceu a entrevista coletiva de algum jogador.
A volta de Douglas, que cumpriu suspensão no meio da semana será a principal novidade no time. Maicon treinou normalmente e também deve ter a volta confirmada. O atacante Bolaños e o meia Negueba, ambos com problemas pubianos, serão desfalques.
James deve manter a base da equipe que vinha sendo escalada por Roger. A principal dúvida fica por conta do substituto do equatoriano no ataque. Caso opte por Henrique Almeida, Luan atuaria numa função mais recuada. Guilherme, Batista e até mesmo o volante Jaílson são outros candidatos.
No Fluminense, o técnico Levir Culpi deve promover três alterações na equipe. No treino da manhã de sábado nas Laranjeiras, antes da viagem para Porto Alegre, o treinador escalou a equipe com Henrique Dourado na vaga de Magno Alves no ataque.
No meio-campo Pierre entra na vaga de Douglas, suspenso. na lateral esquerda Giovanni substitui Wiliam Matheus, com desconforto muscular. O Fluminense está uma posição à frente do Grêmio na tabela com os mesmos 37 pontos, porém com saldo melhor, e vem de derrota em casa para a Chapecoense na última rodada.
Prováveis escalações:
Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kanemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Pedro Rocha, Douglas e Guilherme (Henrique Almeida) (Jaílson) (Batista); Luan. Técnico: James Freitas.
Fluminense: Julio César, Wellington Silva, Gum, Henrique e Giovanni; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa, Marcos Júnior, Wellington e Henrique Dourado. Técnico: Levir Culpi.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO/Fifa), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Edson Antonio de Sousa (GO)
Local: Arena do Grêmio
Horário: 16h