A tenista Angelique Kerber se tornou a segunda alemã a ganhar o US Open, depois da lendária Steffi Graf, ao derrotar neste sábado em três sets, 6-3, 4-6, 6-4 a tcheca Karolina Pliskova na final do último Grand Slam do ano.
Este é o segundo título de Grand Slam de Kerber na temporada, depois da conquista do Aberto da Austrália, e valerá a tenista alemã o primeiro lugar do ranking WTA.
A alemã de 28 anos chegou à final do US Open pela primeira vez na carreira ao derrotar nas semifinais a dinamarquesa Caroline Wozniacki.
Já Pliskova, que disputou sua primeira final de Grand Slam, foi responsável por eliminar nas semifinais a favorita ao título, a americana Serena Williams, que cairá para o segundo lugar no ranking.
A tcheca não começou bem a partida, cometendo 17 erros não forçados no primeiro set (47 no jogo) e sem conseguir acertar sem poderoso saque. Com isso, acabou tendo o saque quebrado logo no primeiro game e não conseguiu se recuperar.
No segundo set, Pliskova, número 11 do mundo, fez as pazes com seu saque e mandou na parcial a partir de 4-3, fechando a parcial na primeira oportunidade que teve.
Com o jogo empatado em um set, Kerber parecia sofrer nas mãos de Pliskova, que vencia seus games de saque com muito facilidade, mas a tcheca cometeu quatro erros seguidos no serviço quando a partida estava empatada em 3 a 3 e a alemã não desperdiçou, aceitando o presente para fechar a partida e conquistar o título.
– É incrível conquistar dois títulos de Grand Slam no mesmo ano, é a melhor temporada da minha carreira e foi aqui que tudo começou para mim – lembrou Kerber, que chegou às semifinais do US Open em 2011 quando era apenas a 92ª tenista do mundo.
Aos 28 anos, Kerber vem fazendo temporada 2016 impressionante com três títulos, sendo dois Grand Slams, e disputou quatro das cinco finais mais importantes do ano (derrota em Wimbledon e nos Jogos do Rio-2016).
Sua única grande frustração foi em Roland Garros, onde foi eliminada na estreia.
Nascida na Alemanha, mas de origem polonesa, Kerber se tornou a primeira alemã a vencer o US Open e assumir a liderança do ranking WTA desde Steffi Graf.