A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ainda não aconteceu, mas já tem bola rolando nesta quarta-feira (4) para o futebol feminino. A Suécia venceu a Africa do Sul por 1 a 0, na primeira partida do Engenhão e também da competição. O Brasil estreia às 16h, no mesmo estádio, contra a China.
Neste primeiro dia de competições, já foi possível observar mudanças na cidade que recebe a Olimpíada. O repórter Sérgio Guimarães, da Rádio Gaúcha, relata que há muitas filas e problemas no trânsito.
"O metrô está com muita movimentação, com processo lento na venda de bilhetes. No caso do Engenhão, tem que fazer a transferência do metrô para o trem, o que aumenta o tempo da viajem. De carro, é praticamente intransitável, muitas barreiras policiais e também com checagem nas portas, com procedimentos de segurança de grandes eventos", conta.
Hoje é feriado municipal no Rio de Janeiro, além disso, a chama olímpica chegou na cidade. Por isso, segundo Guimarães, a segurança está bastante reforçada em toda a cidade, mas principalmente no Engenhão, local dos jogos de hoje.
"Muita segurança na cidade, com reforço da Força Nacional. Percebemos nos terminais, nas barcas, nos trens, no metrô, nos pontos turísticos e principalmente no centro da cidade. Tem uma segurança muito maior do que o que estamos acostumados a ver no Engenhão, é segurança reforçada tanto na parte interna como externa", relata.
Outro fato que chama a atenção no dia de quem vai visitar os locais de competição, são os preços das bebidas e alimentos: "Um cachorro quente, por exemplo, custa R$ 13", lembra Guimarães.