Já era passado da meia-noite no Maracanãzinho alguns dos poucos torcedores que restaram na arquibancada cantaram um "Parabéns a você" para Paulão e José Roberto Guimarães, tudo isso orquestrado pelo repórter José Alberto Andrade. Tudo isto pois há exatos 24 anos, o Brasil venceu a Holanda por 3 sets a 0 na final que deu a primeira medalha de ouro olímpico em esportes coletivos.
Aquele time que tinha Maurício, Talmo, Marcelo Negrão, Janelson, Jorge Edson, Tande, Giovane, Paulão, Pampa, Carlão, Douglas Chiarotti e Amauri era comandado por Zé Roberto. Nos primeiros minutos desta terça (9), Paulão reencontrou o treinador – que agora dirige o time feminino – e tratou de destacar e relembrar o feito histórico para o esporte brasileiro.
"É uma data que eu sempre fiz um jantar especial, reuni alguns familiares. Esta data nunca passou em branco. Eu estou muito feliz hoje porque estou aqui. É uma data que mudou a minha vida e a do voleibol brasileiro. Falei com o Tande, o Giovane, o Maurício, o Negrão, o Carlão... Amanhã tem que estar todo mundo aqui. Temos que arrastar o Zé Roberto também para pelo menos cantar um parabéns todo mundo junto, porque é uma data importante", falou Paulão na zona mista após a vitória do Brasil sobre a Argentina por 3 sets a 0, parciais de 25 a 16, 25 a 19 e 25 a 11.
Brigando por mais uma medalha olímpica, José Roberto Guimarães garantiu mais uma vitória no comando das meninas e também tratou de comemorar a data que não sai da memória: 9 de agosto de 1992.
"Eu sempre falo o seguinte: aquela é uma geração que eu tive a imensa honra fazer parte. São pessoas que até hoje se respeitam e se gostam. É uma felicidade muito grande, eu sempre lembro das passagens boas que tivemos. Hoje fazemos 24 anos da conquista da primeira medalha em esporte coletivo do vôlei brasileiro. Temos que comemorar", falou o treinador, emocionado e quebrando todos os protocolos da zona mista.