Das nove brasileiras que disputaram a primeira rodada do qualifying do Brasil Tennis Cup apenas três continuam na disputa. Laura Pigossi, Ingrid Gamarra Martins e Nathaly Kurata venceram seus jogos e continuam na briga por vagas na chave principal do torneio.
Ex-número 1, Jelena Jankovic treina nas quadras do Brasil Tennis Cup
As gêmeas que jogarão a Olimpíada e usam o BTC para se preparar
Outras sobre o Brasil Tennis Cup
Mais sobre tênis
Um dos destaques do Brasil neste primeiro dia de quali foi a carioca Ingrid Gamarra Martins que venceu a argentina Guadalupe Perez Rojas. Essa é a segunda vez que Ingrid, de apenas 19 anos, participa de um torneio da WTA. A primeira foi no ano passado, também em Florianópolis.
– Minha cabeça mudou muito do ano passado para agora. Estou mais focada no jogo. Existem muitas diferenças entre torneio de ITF e WTA. A estrutura é diferente e o que o WTA é muito bom. É legal ter essa experiência e quando eu venho para cá tenho a certeza que é isso (ser tenista) que eu quero – disse Ingrid.
Na próxima fase do quali, Ingrid enfrentará a mexicana Renata Zaruzua, uma atleta que ela conhece no juvenil.
– Eu nunca enfrentei ela, mas a conheço e sei que vou ter que ter mais paciência. Ela gosta de trocar muitas bolas e tenho que estar focada no meu jogo para sair com a vitória – finalizou Ingrid.
Os jogos
O dia de qualifying começou com duas brasileiras em quadra. Sobrinha de Fernando Meligeni, um dos maiores tenistas da história do país, Carolina Meligeni Alves foi derrotada por 2 sets a 0, com parceiras de 5/7 e 6/2, em 1h29min, pela argentina Nadia Podoroska.
Marcela Bueno enfrentou a russa Valeriya Solovyeva e foi derrotada por duplo 6/0. Na quadra 2, a argentina Martina Capurro Taborda venceu a francesa Harmony Tan por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/1, em 1h33min.
A partida mais rápida do torneio foi entre as brasileiras Lara Teodoro de Oliveira e Nathaly Kurata. Essa foi a primeira partida profissional de Lara que foi derrotada pela compatriota por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0, em 38 minutos de jogo.
Nathalia Rossi, uma das mais experientes tenistas do país, foi derrotada pela ucraniana Nadiia Kichenok por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em 1h12min. Na quadra 1, a mexicana Renata Zaruzua venceu a francesa Fiona Codino também por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em 1h18min.
Outra brasileira eliminada foi Luisa Stefani. Ela perdeu para a ucraniana Luydmyla Kichenok por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em 1h04min. No mesmo horário, Ingrid Gamarra Martins venceu a argentina Guadalupe Perez Rojas por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Flávia Guimarães Bueno fez um primeiro set muito duro, mas perdeu para a bretã Emily Webley-Smith por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/6) e 6/1.
A última brasileira a jogar foi Laura Pigossi. A paulista venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/1. Laura que foi campeã de duplas no ITF de Campos do Jordão junto com Ingrid Martins na última sexta-feira.