A preparação do canoísta de Santa Maria Gilvan Ribeiro para a disputa da Olimpíada do Rio vai ganhar uma carga dobrada de treinos. Nesta segunda-feira, após a confirmação da exclusão do barco da Bielorrússia dos Jogos Olímpicos por doping, o Brasil ganhou a vaga no K4-1000m, do qual Gilvan faz parte e foi prata no Pan-Americano de Toronto, no Canadá, no ano passado, ao lado de Roberto Maehler, Vagner Souta e Celso Dias.
Antes do anúncio Gilvan já estava garantido no Rio de Janeiro junto com Edson Silva no K2-200m. Com a possibilidade de disputa em mais uma categoria, aumentam as chances de medalhas para o atleta de Santa Maria. No seu perfil no Facebook, o canoísta comemorou a notícia:
"É o ano histórico para a canoagem mesmo! Agora é oficial! Com a desclassificação do barco da Bielorrússia por doping o nosso k4 está classificado para os Jogos Olímpicos!!! Prata no Pan de Toronto sabíamos que merecíamos essa vaga. Aos deuses olímpicos minha gratidão. E aos meus companheiros, sejam bem vindos às Olimpíadas! Será a primeira vez na história que um k4 do Brasil vai disputar os Jogos".