"Se a força falta no braço, na coragem me sustento". É assim, em todas as partidas, que o Universitário Rugby Santa Maria entra em campo. É o grito que motiva e o lema que os atletas do time de rúgbi santa-mariense carregam. Neste domingo, às 15h, no campo do Centro de Eventos da UFSM, a força e a coragem precisarão ser redobradas.
Leia mais:
"Sorte, guerreiros, vocês nos enchem de orgulho"
"A nossa vida se tornou rúgbi, Universitário Rugby"
Universitário Rugby é bicampeão gaúcho
Parceria entre rúgbi e Riograndense
Outras notícias sobre rúgbi
É que o bicampeão gaúcho invicto da segunda divisão (2015 e 2016) tem a partida mais importante da sua história, desde 2009, quando foi fundado. O adversário da repescagem por vaga inédita na primeira divisão gaúcha é o Centauros, de Estrela.
Conforme regulamento da Federação Gaúcha de Rugby (FGR), reformulado para esta temporada, o campeão da segunda divisão e o último colocado da primeira enfrentam-se pelo acesso ou pela permanência. Quem vencer estará na elite do rúgbi estadual em 2017. Já a equipe que perder disputará a segunda divisão no próximo ano.
Time de fibra e coragem
Quem ajudou a construir a trajetória até o capítulo mais bonito da jornada do Universitário orgulha-se dos companheiros. É o caso de Jardel Vettorato, 30 anos, atleta da seleção brasileira de rúgbi e um dos fundadores da equipe.
– Cada jogador deverá fazer a sua melhor performance. Terá de dar os seus mais intensos e melhores tackles. Cada um deverá jogar como se não houvesse amanhã. Como se a sua vida dependesse de cada lance. Não há espaços para cansaços ou corpo mole. Vocês são guerreiros forjados no frio e no calor da Santa Maria. Vocês têm a fibra e a coragem para conquistarem o que quiserem – disse Vettorato, que reside em Sinop, no Mato Grosso, e fez questão de mandar uma carta de incentivo aos ex-companheiros.
Durante a partida, integrantes do Universitário irão recolher doações para a família da Vila Lorenzi que teve a casa incendiada na madrugada da última quinta-feira.
– Nosso time já sentiu a dor que um incêndio pode causar mais vezes do que o necessário. Então, sabemos que não é fácil recomeçar do zero sem um pouco de ajuda. Dito isto, estaremos recolhendo tudo durante a partida de domingo: material de higiene, agasalhos, cobertores, alimentos. Vamos levar um pouco dos pilares do rúgbi para aquecer quem mais precisa – publicou o time em sua fanpage no Facebook.