O Santa Maria Soldiers foi fundado em 2009 e, pouco tempo depois, já estava entre as forças do esporte no Rio Grande do Sul. Hoje, com sete anos de existência, acumula dois títulos gaúchos e terá a chance de conquistar o terceiro durante a primeira edição do Gigante Bowl, no Estádio Beira-Rio. O presidente Diogo Hartz fala sobre a estrutura e os projetos da equipe santa-mariense.
Leia mais:
Presidente do Juventude FA afirma: "Gigante Bowl será o ápice"
Liga Nacional de Futebol Americano terá quatro equipes gaúchas
Confira as notícias de NFL no blog Prime Time
Quais são os principais desafios de liderar um time de futebol americano no Brasil?
Apesar do tamanho que futebol americano nacional está, é muito difícil conseguir incentivo financeiro, espaço adequado para a realização dos treinos para que possamos dar uma melhor condição para nossos atletas. Desta forma, aderindo os mesmos e os motivando ainda mais.
Há um apoio da comunidade da cidade para o time?
Recebemos grande apoio da torcida santa-mariense, que comparece em peso no estádio, superando até mesmo o público dos clubes tradicionais de futebol da cidade.
O que pode representar a disputa do Gigante Bowl para a instituição?
O auge do Santa Maria Soldiers, onde todo trabalho e esforço será recompensado. Nos deixa muito orgulhosos poder representar nossa cidade no maior evento de futebol do Estado, quem sabe do Brasil.
Quais os projetos do Soldiers para o futuro?
Há tempos perseguimos a ideia de formar uma categoria de base juntamente com um projeto de inclusão de crianças da periferia da cidade ou que vivam em situação de risco, ajudando a formar estes cidadãos, lhes dando valores como a lealdade, hombridade e respeito, que estão intrínsecos na prática do futebol americano.
Como o Soldiers se mantém financeiramente?
Apenas com recursos dos próprios jogadores e com ações para arrecadar dinheiro (rifas, venda de brindes, camisetas e adesivos).
Qual a projeção para a disputa de competições regionais ou nacionais?
Estamos sempre buscando melhorar a condição de treino dos nossos atletas, juntamente com o aumento do conhecimento de nossos treinadores. O caminho ate a excelência é longo e árduo, mas os soldados de Santa Maria não temem e vamos conseguir chegar lá.
*ZHESPORTES