O alemão Nico Rosberg, da escuderia Mercedes, conquistou neste domingo o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 nas ruas de Baku, no Azerbaijão. Esta foi a quinta vitória na temporada do líder do campeonato mundial, que se distancia no topo da classificação.
Rosberg, que largou na pole, cruzou a linha de chegada muito à frente da Ferrari do também alemão, Sebastian Vettel (2º), e da Force India do mexicano Sergio Perez (3º). Ao volante da outra Mercedes, Lewis Hamilton, que saiu da 10ª colocação, fez corrida de recuperação e terminou na quinta posição.
Leia mais
Curva mais estreita e carros a mais de 340 km/h: conheça o circuito de rua do Azerbaijão, que estreia na F-1
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, tinha tudo para fazer boa corrida, depois de garantir o quinto melhor tempo nos treinos classificatórios, mas fez corrida decepcionante, perdeu cinco posições na pista e terminou na 10º colocação. Já Felipe Nasr, com a fraca Sauber, vez boa corrida terminando na 12º colocação, cinco posições à frente do companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson.
Com estes resultados, Rosberg abriu vantagem sobre os principais concorrentes na briga pelo título Mundial. Hamilton, vice-líder, está 24 pontos atrás do colega de Mercedes, enquanto Vettel, terceiro na classificação, tem 45 pontos a menos.
O GP da Europa, pela primeira vez disputado nas ruas de Baku, prometia ser espetacular, mas o que se viu na pista acabou sendo decepcionante, com muitos pilotos abrindo enormes vantagens sobre os concorrentes mais próximos.O próximo GP acontecerá no dia 3 de julho na Áustria, no circuito Red Bull Ring.