México e Venezuela entraram em campo na noite desta segunda-feira já classificados, somente para ver quem ficaria com a liderança do Grupo C da Copa América. Jogando no NRG Stadium, em Houston (EUA), os mexicanos saíram perdendo, mas pressionaram na segunda etapa e conseguiram o gol de empate. Com o 1 a 1 no placar, o México avançou em primeiro, e os venezuelanos ficaram com a segunda vaga.
As duas seleções terminaram empatadas na fase de grupos, com sete pontos cada. Por ter saldo de gols melhor, os mexicanos ficaram com a primeira colocação. E o time te Juan Carlos Osorio comemorou a liderança, que evita um provável cruzamento com a Argentina, líder do Grupo D.
Leia mais:
Itália mostra força e vence Bélgica por 2 a 0 na Eurocopa
Na abertura do Grupo E da Eurocopa, Irlanda e Suécia empatam em 1 a 1
Piqué marca, e Espanha vence a República Tcheca em estreia na Euro
A partida começou bastante equilibrada, com as duas equipes marcando forte e tentando anular as principais armas do adversário. Com dificuldades para entrar na zaga mexicana, a Venezuela – que teve o colorado Seijas atuando como volante durante os 90 minutos – apostou na bola parada para sair na frente. Aos 9,om, Guerra cobrou falta no segundo pau, Santos tocou para o meio da área e José Velázquez acertou um bonito voleio para estufar as redes.
Os mexicanos responderam aos 21, com Lozano. Após tabelar com Peralta, o meia bateu forte mas parou nas mãos de Hernández. A Venezuela diminuiu um pouco o ritmo e viu o México pressionar na reta final da primeira etapa, mas seleção comandada por Osorio pecava na hora de finalizar e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0.
Querendo terminar na liderança do Grupo C, o México voltou para a etapa final pressionando desde os primeiros minutos para conseguir o seu gol. Peralta teve grande chance, mas Ángel salvou de cabeça. Corona também criou boa oportunidade, mas mandou para fora.
Aos 15min, foi a vez de Layún arriscar de fora da área, mas o goleiro venezuelano estava bem posicionado para fazer a defesa. No lance seguinte, a bola sobrou para Molina finalizar com perigo, porém sem sucesso. Vencendo por um gol, a Venezuela apostava nos contra-ataques e quase ampliou com Martínez. Em seu primeiro toque na bola, o atacante finalizou cruzado para boa defesa de Corona.
Juan Carlos Osorio mandou Chicharito Hernández a campo, e o atacante quase fez de cabeça em sua primeira participação. O goleiro Dani Hernández estava em uma noite inspirada e salvou a Venezuela em uma verdadeira blitz do adversário. Após tanto insistir, o gol mexicano acabou saindo em uma linda jogada de Corona, aos 34min do segundo tempo: ele entrou driblando na área venezuelana e bateu sem chances para o goleiro.
O segundo tempo era ótimo, com as duas equipes buscando o gol da vitória. A Venezuela quase marcou com Martínez de bicicleta, mas o goleiro mexicano mandou para escanteio. Pouco depois, Chicharito quase virou o jogo. O México seguiu em busca do segundo gol, mas o empate permaneceu até o apito final.
*LANCEPRESS