Contagem regressiva para a chegada da Tocha Olímpica ao Rio Grande do Sul. Hoje, faltam 30 dias para que o símbolo máximo dos Jogos circule por terra, ar e água percorrendo mais de 2,5 mil quilômetros em 28 cidades gaúchas. A Chama Olímpica, aliás, é uma tradição que traz uma herança milenar da Grécia Antiga ao Brasil.
Há quase três mil anos, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e deixavam chamas sempre acesas em frente aos seus principais templos, como o Santuário de Olímpia, que abrigava as competições esportivas da época.
Leia mais:
Wendell Ferreira: um duelo para definir o futuro da NBA
Eliziário Goulart Rocha: jornalistas torcem para o Eu F.C.
Rafael Colling: os líderes quarentões da Dupla
As atividades de revezamento, por sua vez, só começaram em 1936, nos Jogos de Berlim, na Alemanha.
Passado esse período, a mensagem da celebração segue preservada e, no nosso país, ganha ainda mais sentido: esperança! Recentemente, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância que o símbolo da paz possui em tempos de crise. "A chama Olímpica representa a esperança para nós. É uma mensagem para os jovens: não desistam dos seus sonhos. Sonhos nos fazem mais felizes, nos fazem melhores", disse.
E ele tem razão. Coincidência ou não, os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecerão justamente no momento em que foi deflagrada nossa maior crise institucional e política, que parecia ter culminado com o afastamento da presidente Dilma Rousseff, mas que, infelizmente, ainda dá contornos de não ter terminado.
Sendo assim, acredito que, mais do que nunca, precisamos de união e realmente nos deixar levar pelos ideais que o espírito olímpico já difunde há tantos anos, em todo o mundo. O esporte ajuda na construção de valores, melhora a qualidade de vida, além de ser uma das maneiras mais efetivas de contribuir com a inclusão social.
Portanto, vibre, compartilhe, inspire-se nos nossos atletas que buscam superar seus limites e que, com tanta dedicação e empenho, representarão nosso Estado e nossa nação! Contagiados por esses sentimentos nobres, o caminho para um futuro melhor e mais justo será mais leve e, assim, alcançado.
*ZHESPORTES