Após 36 jogos, a Eurocopa agora se resume a apenas 16 seleções. De agora em diante, a regra é simples: a cada confronto, um time avança rumo ao título e o outro volta para casa. E as surpresas na primeira fase transformaram as oitavas em uma balança desequilibrada. De um lado, oito seleções que nunca foram campeãs – cinco estreantes em mata-mata. Do outro, cinco campeãs mundiais.
Das estrelas do torneio, apenas Zlatan Ibrahimovic (Suécia) sucumbiu na fase de grupos. Das demais, destaque para Cristiano Ronaldo (Portugal) – que está a um gol de igualar Michel Platini como o maior goleador da história das Eurocopas, com nove gols – e Gareth Bale (País de Gales). Os companheiros de Real Madrid são os protagonistas de seleções cada dia mais carentes de seus geniais lampejos.
Leia mais:
Luiz Zini Pires: dois ex-gremistas fazem parte da seleção da Copa América Centenário
Chile vence Colômbia e reedita final da Copa América contra Argentina
Em grande noite de Messi, Argentina vence EUA e vai à final
O jogaço será o confronto entre Espanha e Itália, que reeditarão a final de 2012. O confronto entre as campeãs mundiais colocará frente a frente o cerebral Andrés Iniesta e o veterano goleiro Buffon, que joga a quarta e última Euro de sua vitoriosa carreira.
*ZHESPORTES