O futebol americano é um dos esportes que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos. É, de acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, o maior mercado da NFL fora da América do Norte. E também tem se consolidado no número de praticantes. No Rio Grande do Sul, chega ao seu auge no sábado, quando Juventude FA e Santa Maria Soldiers disputam a final do Campeonato Gaúcho no Beira-Rio, em evento que foi batizado de Gigante Bowl – o resultado de um desenvolvimento de mais de uma década.
O esporte no Estado começou a se montar em 2004, com o surgimento do Porto Alegre Pumpkins. O Gauchão foi criado em 2008, ainda na modalidade no-pads – sem os equipamentos de proteção, como ombreiras e capacetes. Foram três edições desta forma, com dois títulos para o Pumpkins (2008 e 2010) e um para o Santa Maria Soldiers (2011).
Leia mais:
Presidente do Juventude FA afirma: "Gigante Bowl será o ápice"
Presidente do Soldiers: "Supera o público dos clubes tradicionais"
Juventude FA e Santa Maria Soldiers garantem vaga no Gigante Bowl
O torneio passou a ser realizado com os equipamentos – modalidade fullpads – em 2012 e, desde então, é jogado anualmente. O Pumpkins venceu duas edições, em 2012 e 2014.
Os participantes do primeiro Gigante Bowl já foram campeões com equipamentos. O Soldiers levou o troféu em 2013, enquanto o Juventude FA foi campeão no ano passado.
Apesar de o Gauchão estar em sua oitava edição, a Federação Gaúcha de Futebol Americano só se estabeleceu oficialmente em outubro de 2014.
– Vamos deixar nosso esporte mais forte, e isso certamente se refletirá nos próximos anos em todos os times do Estado – aponta Jeferson Mendes, atual presidente da FGFA.
A edição de 2016
Com o estabelecimento da FGFA, foi organizado neste ano o maior campeonato estadual da história do esporte no Rio Grande do Sul, com 10 times. As equipes foram divididas em duas conferências de cinco times.
Conferência Leste: Juventude FA, Porto Alegre Pumpkins, Restinga Redskulls, Porto Alegre Bulls e São Leopoldo Mustangs.
Conferência Oeste: Santa Cruz Chacais, Santa Maria Soldiers, Ijuí Drones, Bento Gonçalves Snakes e Bulldogs FA.
Passaram para os playoffs os seis times de melhor campanha – os dois primeiros avançaram diretamente para as semifinais, enquanto do terceiro ao sexto jogaram uma espécie de repescagem, chamada de rodada de wild card. Santa Maria Soldiers e Restinga Redskulls passaram por Ijuí Drones e Porto Alegre Pumpkins, respectivamente.
Nas semifinais, o Soldiers derrotou o Santa Cruz Chacais, enquanto o Juventude FA confirmou o favoritismo e passou pelo Redskulls.
*ZHESPORTES