Dono da quarta melhor campanha da fase classificatória da Divisão de Acesso, os bons resultados da primeira fase ainda não haviam aparecido, e o São Gabriel se via em uma situação complicada. O time do técnico Gelson Conte venceu o Guarani, de Venâncio Aires, em jogo válido pela sétima rodada da segunda fase, na tarde desta quinta-feira, no Estádio Sílvio de Faria Corrêa, em São Gabriel. Com a vitória de 2 a 1, o clube da região chegou a sua primeira vitória no pentagonal.
Com o resultado, o tricolor gabrielense precisa vencer os dois próximo jogos, contra o líder e já classificado Brasil, de Farroupilha, no Sílvio de Faria Corrêa, e contra o Pelotas, segundo colocado, na Boca do Lobo. O jogo contra os pelotenses será uma decisão. Além disso, ainda é preciso torcer para que o Pelotas não faça mais que três pontos nos outros dois jogos que disputará. O adversário direto tem um jogo a menos que o São Gabriel, assim como o Avenida, de Santa Cruz do Sul, que não pode fazer mais do que seis pontos.
O São Gabriel foi quem mais atacou durante todo o jogo, principalmente no primeiro tempo. E foi o time da casa que abriu o placar aos 31 minutos com um golaço de Flávio Torres. Ele recebeu na entrada da área, ajeitou e chutou forte no ângulo direito do goleiro Eduardo, que chegou a tocar na bola. Mas a alegria dos torcedores não durou muito tempo. Aos 37 minutos, Alê Menezes completou cruzamento de Pimenta e, de cabeça, empatou a partida.
O segundo tempo foi mais aberto, com as duas equipes buscando o gol. E a vitória gabrielense veio aos 43 minutos, novamente com Flávio Torres. Esse foi o nono gol do camisa 9 do Sanga na competição. Ele tem apenas um gol a menos que o artilheiro do campeonato, o ex-Riograndense Jajá, que marcou 10 vezes pelo Caxias.
O São Gabriel volta a campo no próximo domingo, às 16h, novamente no Estádio Sílvio de Faria Corrêa, contra o líder Brasil-FA.