A pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos – que começam em 5 de agosto –, o Time Brasil começa a tomar forma definitiva. De Santa Maria, apenas Gilvan Ribeiro, na canoagem, confirmou a vaga oficialmente. Outros dois – Maria Portela, no judô, e Eduardo Menezes, no hipismo – ainda aguardam as listas oficiais das suas entidades.
A Federação Internacional de Judô divulgou na tarde desta segunda-feira o ranking mundial, que define os índices olímpicos dos atletas. Maria Portela subiu uma posição desde a última atualização e chegou à 14ª colocação, com 1.280 pontos, mais de 1 mil à frente da compatriota Bárbara Timo, a segunda brasileira no ranking mundial.
Leia mais:
Maria Portela fica em sétimo no Mundial de Guadalajara
Outras notícias sobre judô
Rio 2016
"O garoto do bairro Campestre chegou à lua em seu caiaque"
Gilvan Ribeiro garante vaga inédita na canoagem
A posição de Maria na classificação já garantiria a judoca na Olimpíada, mesmo que o Brasil não fosse o país-sede – o que garante uma vaga em cada categoria. Conforme as regras da modalidade, as 14 melhores mulheres em cada categoria conquistam a vaga olímpica.
Maria Portela, judoca castilhense revelada no projeto social Mãos Dadas, em Santa Maria, vai para a sua segunda participação em Olimpíadas. Na primeira, em 2012, em Londres, Maria foi eliminada logo em sua primeira luta, contra a colombiana Yuri Alvear, que acabaria com a medalha de bronze na Inglaterra.
Cautelosa, Maria aguarda a confirmação oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), marcada para a quarta-feira, a partir das 10h, em divulgação por meio da fanpage da CBJ no Facebook – a confederação revelará uma categoria a cada 30 minutos. Na quinta-feira, a equipe completa será apresentada em evento no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
– Estou tranquila. O que eu tinha que fazer, eu fiz. Abri uma distância bem grande em relação às outras adversárias – disse Maria.
Gilvan em caminhão de bombeiros
Gilvan Ribeiro, outro representante de Santa Maria no Time Brasil, já está confirmado no Rio 2016. O atleta atingiu a vaga olímpica no último dia 21, em Pan-Americano de Canoagem, em Atlanta, nos Estados Unidos. Antes de embarcar em definitivo ao Rio de Janeiro, Gilvan visitará amigos e familiares no Coração do Rio Grande.
Ele chega à cidade na tarde desta quarta-feira. Na quinta-feira, Gilvan deve desfilar em um caminhão de bombeiros, com saída da gare, na Avenida Rio Branco. A previsão é que o deslocamento comece às 9h30min.