Édixon Perea jogou no Grêmio entre 2008 e 2010. Acredite se quiser, mas o atacante não marca um gol há quase três anos. Tudo isto acontece por conta de um período de quase dois anos em que o atleta ficou sem clube, atuando apenas pela Seleção da Colômbia de Desempregados, que não disputa partidas oficiais. Atualmente, ele está no América de Cali. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais:
Luiz Zini Pires: o que a tabela do Brasileirão reserva à dupla Gre-Nal em seis rodadas
Diogo Olivier: há algo em comum no sucesso dos gaúchos no Brasileirão
Na Colômbia, ele tenta retomar o bom futebol. Perea surgiu no Atlético Huila, passou por Quindío e Deportivo Pasto. Entretanto, chamou a atenção do mercado entre os anos de 2003 e 2005, no Nacional-COL. Acabou vendido para o Bordeaux, da França. Duas temporadas depois, veio jogar no Grêmio.
Ele foi titular durante quase toda a campanha do time vice-campeão brasileiro, em 2008, comandado por Celso Roth. O Pitbull formava a dupla de ataque vezes com Marcel, Reinaldo e Soares. Com a camisa tricolor, podemos dizer que ele viveu sua segunda melhor fase da carreira, já que marcou gols e foi até convocado para a seleção de seu país.
Entretanto, em janeiro de 2010, o contrato do atacante expirou e o mesmo deixou o Rio Grande do Sul. A partir daí, os gols tornaram-se raridade. Ele passou por Las Palmas (Espanha), Cruz Azul (México), Changchun Yatai (China), Deportivo Cali (Colômbia) e Budapest Honvéd (Hungria), onde marcou seu último gol em jogos oficiais.
O tento derradeiro de Perea foi marcado no dia 23 de novembro de 2013, na derrota do Honvéd por 3 a 1 para o Debreceni. Depois, seu contrato encerrou e ele ficou dois anos (2014 e 2015) sem disputar um jogo oficial. O motivo, segundo o próprio, era para poder dar total dedicação aos seus filhos pequenos.
No início deste ano ele foi apresentado pelo América de Cali, falando em retomar a carreira. Perea afirmou que queria deixar de ser apenas um "Globetrotter" para voltar a jogar como antes, comparando-se até com a mais nova revelação colombiana: Marlos Moreno. De acordo com o ex-gremista, o estilo dos dois é muito semelhante.
A verdade é que Perea ainda não conseguiu jogar. O atleta de 32 anos disputou apenas três partidas (apenas uma como titular) e não marcou nenhum gol. Atualmente, ele está impedido de jogar por uma lesão muscular na coxa e deve retornar aos treinamentos quando iniciar o Torneo Clausura.
* RÁDIO GAÚCHA