Dunga declarou na manhã deste sábado, em Denver, que não convocou um jogador para a Copa América Centenário por falta de documentação necessária para poder entrar nos Estados Unidos, país que receberá a competição.
Explicando escolha de Kaká para a vaga de Douglas Costa, que foi cortado por lesão, treinador afirmou que, além da questão técnica, burocracia também foi fundamental na decisão. Sem citar o nome do atleta, comandante cobrou profissionalismo.
Leia mais:
Luiz Zini Pires: volta de Kaká mostra que Dunga não sabe mais quem convocar
Kaká é convocado por Dunga para vaga de Douglas Costa na Seleção
Com lesão muscular, Douglas Costa é cortado da Seleção Brasileira
– A escolha do Kaká é, em primeiro lugar, uma questão técnica. Infelizmente, outros poderiam estar aqui e não estão porque não tinham documentação. Todos nós estamos cobrando uma nova postura da Seleção Brasileira, do futebol brasileiro. Todos temos que ter profissionalismo. Além da meritocracia e da qualidade técnica em primeiro lugar, tem que ter organização e profissionalismo – criticou.
Segundo o Coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, Gabriel Jesus teria sido o jogador que ficou de fora da competição por não ter documentação necessária para viajar aos Estados Unidos. Dunga não esclareceu, porém, se o atacante do Palmeiras iria substiuiur Douglas Costa, ou Rafinha, que tenta se recuperar de lesão muscular, mas ainda pode ser cortado da Copa América. Convocado, Kaká recebeu elogios do treinador.
– Fizemos uma lista de 40 jogadores, o Gilmar passou a lista aos clubes e toda documentação que precisava. Nós nos reunimos, observamos a questão técnica, prioridade, a questão da convivência, experiência, liderança, como usar esse jogador dentro da Seleção. Mas os jogadores devem estar sempre em contato com o Gilmar e prontos a jogar. Não é só a questão técnica e física, tem que ter documentos também.
O Brasil encara o Panamá, no último amistoso antes da estreia na Copa América Centenário, às 22h30 (horário de Brasília) deste domingo, em Denver. A estreia na competição será no próximo sábado, em Los Angeles, diante do Equador.
*LANCEPRESS