Correr, correr, correr. Esse foi o único objetivo de 57 atletas que participaram da 9ª edição da Ultramaratona 24 horas de Santa Maria, realizada entre a manhã de sábado e domingo. Não bastasse o fato de já ser um grande feito correr durante um dia inteiro, a competição ainda teve quebra de recorde. O corredor de Brasília Flávio Fernandes correu 211 quilômetros e bateu o recorde que antes era de Jorge Cerqueira, que em 2014 correu 208 quilômetros.
Outro desafio que os competidores precisaram enfrentar foram as condições climáticas. O vento derrubou as marcações e obrigou que o posto de controle que marcava o número de voltas dadas pelos ultramaratonistas também precisou ser trocado de local. A estrutura precisou ser montada dentro do Ginásio Oreco. O local, aliás, foi alvo de reclamação dos organizadores do evento, já que está depredado, com vazamento e falta de água.
Apesar dos imprevistos, a organização do evento faz uma avaliação positiva:
– A ultra, com certeza, foi um sucesso mais uma vez, demonstrado pela qualidade dos atletas, com representante da Argentina e de vários estados. Esse tipo de prova é muito complicado, é uma prova cara e difícil de organizar. Agora já vamos começar a pensar na prova do ano que vem para que seja um sucesso novamente – comemora Marcos de Almeida, presidente da União dos Corredores de Rua de Santa Maria.