Os dois melhores lutadores peso por peso do mundo estarão no octógono neste sábado, em Las Vegas, para as lutas principais do UFC 197. O card marca o retorno de Jon Jones, ex-campeão meio-pesado, depois de uma ausência de 15 meses – no período, ele perdeu o cinturão por fugir de um acidente em que quebrou o braço de uma mulher grávida e precisou responder a um processo. Na segunda luta mais importante da noite, o campeão peso mosca Demetrious Johnson encara Henry Cejudo. O evento começa às 19h30min, e o card principal tem início às 23h. ZH acompanha os combates em tempo real.
Jon Jones lutaria pelo cinturão linear da categoria com Daniel Cormier – exatamente o seu último rival, em janeiro de 2015. No entanto, o atual campeão se lesionou e precisou deixar o card. Com isso, o retorno de Jones será contra Ovince St. Preux e valerá o título interino dos meio-pesados. O vencedor terá, mais tarde, a chance de unificar o cinturão contra Cormier.
Leia mais:
Caju Freitas: soberba é o grande defeito de McGregor
Cinco questões em aberto sobre o caso UFC x McGregor
Dana confirma retorno de Ronda em disputa de cinturão no UFC 205
Jones tem uma carreira espetacular no MMA. Ele estreou profissionalmente em 2008 e venceu as seis primeiras lutas para chegar ao UFC. Na maior organização das artes marciais mistas do mundo, foram três vitórias consecutivas até a primeira derrota ocorrer de uma forma inusitada. Jones estava em vantagem total contra Matt Hamill, mas aplicou cotoveladas ilegais e foi desqualificado.
A derrota não abalou o americano. Foram mais três vitórias até ter a chance de disputar o cinturão contra Maurício Shogun. Um nocaute técnico indiscutível tornou Jones o mais jovem campeão do UFC na história, ainda com 23 anos. Desde então, defendeu o título contra Rampage Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort, Chael Sonnen, Alexander Gustafsson, Glover Teixeira e Daniel Cormier, até perder o cinturão sem ser derrotado no octógono – um recorde de defesas na categoria.
A carreira de Ovince St. Preux não é tão estelar. Ele perdeu as duas primeiras lutas da carreira, em 2008. Depois, engatou uma série boa, apesar de irregular, e chegou ao UFC em 2013 com 12 vitórias e cinco derrotas no cartel. No Ultimate, foram sete vitórias e duas derrotas. Na última luta, venceu Rafael Cavalcante por decisão.
Único campeão dos moscas tenta manter o feito
Demetrious Jonhson era "apenas bom" entre os galos. Chegou a disputar o cinturão, mas perdeu para Dominick Cruz. Quando desceu para a nova categoria dos moscas, virou um fenômeno. Na semifinal do torneio que definiria o novo campeão, empatou com Ian McCall. Mas, depois, engatou uma sequência incrível. Venceu o próprio McCall na revanche e passou por Joseph Benavidez na final para conquistar o cinturão em setembro de 2012.
Desde então, foram sete defesas – John Dodson (duas vezes), John Moraga, Joseph Benavidez, Ali Bagautinov, Chris Cariaso e Kyoji Horiguchi. É, atualmente, a maior sequência de defesas. DJ, como é apelidado, já afirmou que pretende quebrar o recorde de defesas de Anderson Silva – 10, na categoria dos médios.
Henry Cejudo é o adversário da vez. Californiano e de origem mexicana, iniciou a carreira profissional no MMA em 2013. Em 10 lutas, teve 10 vitórias – quatro delas no UFC, a última sobre o brasileiro Jussier Formiga.
UFC 197 – 23 de abril de 2016, em Las Vegas
Card principal
Jon Jones x Ovince St. Preux (título interino dos meio-pesados)
Demetrious Johnson x Henry Cejudo (título dos moscas)
Anthony Pettis x Edson Barboza (leves)
Robert Whittaker x Rafael Natal (médios)
Yair Rodríguez x Andre Fili (penas)
Card preliminar
Sergio Pettis x Chris Kelades (moscas)
Danny Roberts x Dominique Steele (meio-médios)
Carla Esparza x Juliana Lima (palha feminino)
Glaico França x James Vick (leves)
Walt Harris x Cody East (pesados)
Marcos Rogério de Lima x Clint Hester (meio-pesados)
Efrain Escudero x Kevin Lee (leves)
*ZHESPORTES