O Barcelona tinha tudo para aproveitar mais a derrota do Atlético de Madrid neste sábado pelo Campeonato Espanhol e abrir ainda mais a distância na liderança. Saiu na frente, abriu 2 a 0, com direito a um gol de pênalti polêmico convertido por Neymar, mas relaxou demais e cedeu o empate ao Villarreal, que arrancou o 2 a 2 dentro de sua casa, e segue firme dentro do G4. De qualquer forma, o Barça aumenta sua série invicta. Já são 39, quatro a menos que o recorde europeu da Juventus.
Com este resultado, o Barcelona chega aos 76 pontos na tabela do Campeonato Espanhol após 30 rodadas, são nove a mais que o Atlético de Madrid, e 13 em relação ao Real Madrid, que recebe o Sevilla ainda neste domingo. O Villarreal é o quarto com 54. Na próxima rodada, o Barça pega os Merengues no dia 2 de abril, enquanto o Submarino Amarelo tem encontro marcado com o Eibar.
Leia mais:
Rival do Barça nas quartas da Liga dos Campeões, Simeone elogia equipe
Diogo Olivier: a liga que faz parecer outro esporte o futebol brasileiro
Neymar afirma que pretende disputar Copa América e Olimpíada
O Villarreal começou surpreendendo. Logo aos 40 segundos teve grande chance de marcar. Bakambu foi à linha de fundo, cruzou, Trigueros dividiu com Alba e botou na trave. Pouco depois, Denis Suárez disparou pelo lado, mas vacilou na definição.
Após o susto inicial, o Barcelona foi crescendo e contou com falha de marcação do Villarreal para abrir o placar. Messi cobrou falta na área, a zaga cortou errado e sobrou para Rakitic empurrar para o gol. Ainda na etapa inicial, o argentino achou Neymar na área. Ele tentou driblar o goleiro Asenjo e caiu. O árbitro marcou, o brasileiro fez a cavadinha e ampliou.
Na etapa final, o Villarreal cresceu no jogo e passou a dominar, ficando mais no ataque e criando chances reais. Acabou conseguindo empatar. E com jogada de dois jogadores que o Barcelona pretende contar na próxima temporada. Denis Suárez foi avançando aos trancos e barrancos, chutou, Bravo ofereceu rebote e Bakambu empurrou para o gol.
Na sequência, em cobrança de escanteio, Alba tentou tirar de cabeça, mas jogou a bola em cima de Mathieu, e acabou entrando no próprio gol do Barcelona. Daí para o fim, os dois times buscaram a vitória e chegaram a criar chances. Mas as redes não foram mais balançadas e ficou mesmo no empate.