O Ultimate Fighting Championship anunciou nesta quarta-feira a nova luta principal do UFC 196, no dia 5 de março. Com a lesão de Rafael dos Anjos, Nate Diaz será o novo adversário do irlandês Conor McGregor.
Atual campeão dos penas (até 65,8 quilos), McGregor subirá duas categorias de peso para enfrentar Diaz nos meio-médios (até 77,1 quilos). A luta contra Dos Anjos, atual campeão dos leves (até 70,3 quilos) seria pelo título da categoria.
Leia mais:
– Conor vai enfrentar Nate Diaz. Nós achamos que essa seria a luta mais empolgante. Havia uma lista muito grande de lutadores que queriam a chance para lutar com o Conor McGregor. Ligamos para o José Aldo e para o Frankie Edgar, e os dois negaram. Ligamos para o Cerrone e ele queria a luta, BJ Penn pediu, muitos caras pediram, mas acabamos fechando com o Nate Diaz – explicou Dana White, presidente do UFC, em entrevista à ESPN americana.
O presidente da organização também confirmou que McGregor fará a luta bem acima do seu peso original.
– Para quem não sabe, Conor tem o título dos penas e estava subindo para os pesos leves, que é uma categoria acima da que ele costuma lutar. Essa luta contra o Nate Diaz será na divisão dos meio-médios, ou seja, duas categorias acima da sua divisão de peso original – ponderou.
Conor McGregor fará sua primeira luta como meio-médio na carreira. Antes, lutou apenas entre leves e penas – categoria na qual construiu toda a sua carreira e chegou ao título no UFC. O irlandês de 27 anos tem 19 vitórias e duas derrotas no cartel (7-0 no Ultimate).
Em sua última luta, nocauteou José Aldo em 13 segundos para conquistar o cinturão dos penas. Contra Dos Anjos, tentaria se tornar o primeiro campeão simultâneo do UFC em duas categorias.
Nate Diaz variou entre as categorias de meio-médios e leves ao longo da carreira. Com um cartel de 18 vitórias e 10 derrotas, perdeu para Rafael dos Anjos em dezembro de 2014, mas vem de vitória sobre Michael Johnson no final do ano passado.
O UFC 196 ainda terá uma disputa de cinturão como luta co-principal. A campeã Holly Holm defende pela primeira vez o título dos galos femininos contra Miesha Tate.