Em um dos maiores clássicos do judô na atualidade, Mayra Aguiar conquistou, neste domingo, a medalha de ouro no Grand Slam de Paris, na França, na categoria meio-pesado (78kg). A gaúcha derrotou, na decisão, a atual campeã olímpica e líder do ranking mundial, a norte-americana Kayla Harrison. As informações são da Rádio Gaúcha.
– É só o início, estamos muito felizes. Ela deve ter uma subida grande no ranking do Mundial, mas o foco é o Rio 2016. A partir de amanhã, essa conquista é página virada – disse o técnico da atleta, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
A campanha da judoca da Sogipa começou com uma vitória por ippon (2m52s) sobre a tunisiana Sarra Mzougui. Depois, um waza-ari e triunfo diante da eslovena Anamari Velensk. Nas quartas de final, Mayra derrotou a espanhola Laia Talar, que recebeu dois shidos contra nenhum da medalhista de bronze em Londres-2012.
Leia mais
Feijão sonha com vaga aos Jogos Rio 2016: "Quero jogar a Olimpíada"
Ao lado de Bellucci, Marcelo Demoliner foca na Olimpíada: "Tenho chance de conseguir vaga"
Rio 2016: Brasil se prepara para enfrentar o "pior cenário" terrorista
Na semifinal, Mayra Aguiar teve pela frente a atual vice-campeã olímpica, a britânica Gemma Gibbons. Em um duelo equilibrado, a brasileira acabou ganhando após receber uma punição contra três da adversária.
O duelo final foi o 15º confronto diante de Kayla Harrison e marcou a oitava vitória da gaúcha, que havia sido derrotada pela norte-americana na disputa da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015. Esta foi a nona vez que elas decidiram um título e a quinta vez que Mayra levou a melhor.
Como de hábito, elas iniciaram a decisão em Paris com muitos cuidados. Mayra acabou sendo punida com um shido com 1m12s de combate, mas, 26 segundos depois, com um uchimata, ela projetou a rival e conseguiu um ippon, garantindo o bicampeonato na competição, repetindo o resultado de 2012, quando elas também disputaram a medalha de ouro.
Brasil leva mais dois bronzes
Além do ouro de Mayra Aguiar, os judocas do Brasil faturaram mais duas medalhas, com os bronzes de Victor Penalber (categoria até 81kg) e de David Moura (+100kg).
Enquanto isso, Rochele Nunes (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Silva (+100kg) não conseguiram subir ao pódio.
A delegação brasileira acabou a competição na França com cinco láureas no total. Além das conquistadas ontem, foram outros dois bronzes, com Sarah Menezes (48kg) e Rafaela Silva (57kg).
Leia todas as notícias sobre esportes
*RÁDIO GAÚCHA e ZHESPORTES com agências