Clube do Interior com mais títulos do Gauchão, o bicampeão Guarany-Ba vive hoje uma realidade bem diferente dos tempos áureos. Luta de todas as formas para, antes de pensar em conquistas, sobreviver. Não existe glamour na atual fase do clube. Colocar a mão na massa é tarefa até para os dirigentes alvirrubros – condição fundamental para a equipe entrar em campo em 2016.
Diego Segredo Blanco tem apenas 23 anos e é membro do departamento de futebol do clube. Muito ligado à rotina alvirrubra, ele comenta o que está sendo feito para recuperar as finanças da tradicional instituição.
Leia mais:
O Guarany já garante que disputará a Terceirona deste ano ou existe algo que impede este anúncio?
O Guarany trabalha com a hipótese de que jogará o campeonato. O time está praticamente definido, com apresentação marcada para o dia 29 de fevereiro. O empecilho está nas obras que são necessárias no estádio para que tenha condições de sediar os jogos e os treinos da pré-temporada.
Financeiramente, como está a situação do clube?
A situação financeira do Guarany é certamente a mesma de todos os clubes do Interior. Dificuldade de manter as portas abertas, em razão da falta de recursos financeiros. Hoje, ela é pior do que as dos demais clubes porque temos que realizar obras orçadas em torno de R$ 70 mil para reerguer a estrutura do estádio.
O que levou o Guarany, bicampeão gaúcho, a esta situação tão difícil, e o que está sendo feito para modificar esse panorama?
A situação financeira sempre foi complicada, pois a despesa é muito maior do que a receita que o clube obtém no ano. O problema foi agravado em razão das fortes chuvas que ocorreram ano passado e que castigaram o estádio. O alambrado da torcida adversária veio abaixo, assim como parte de uma arquibancada que está condenada. E isso deve ser recuperado para que o estádio seja liberado pelos Bombeiros para o campeonato. O que estamos realizando são trabalhos voltados para os torcedores, com uma campanha denominada #OGuaranyVaiJogar. A torcida já está aderindo à campanha, doando materiais para as obras, colaborando com o financiamento coletivo lançado no site kickante, comprando os passes livres que dão acesso a todos os jogos da temporada, associando-se ao clube, assim como têm realizado doações na conta do clube.
*ZHESPORTES