O UFC confirmou nesta terça-feira o primeiro evento principal para 2016 no Brasil. Os pesos médios Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort farão a última luta do UFC Fight Night 87, em 14 de maio.
Em entrevista ao canal Combate, o diretor do UFC no Brasil, Giovani Decker, disse que três cidades ainda estão na disputa para receber o evento. A tendência é que o vencedor entre Jacaré e Belfort tenha uma chance para disputar o cinturão da categoria.
Jacaré tinha cinco vitórias seguidas desde a chegada ao UFC, mas perdeu por decisão dividida em uma luta polêmica contra Yoel Romero. No entanto, o cubano foi notificado por cair em um exame antidoping no período de preparação para a luta.
Belfort venceu quatro das últimas cinco lutas – na última, em novembro, nocauteou Dan Henderson. Campeão do torneio do UFC 12, em 1997, e ex-campeão dos meio-pesados, o "Fenômeno" já fez três disputas de cinturão recentemente – pelos médios, foi nocauteado por Anderson Silva em 2011 e por Chris Weidman em 2015; pelos meio-pesados, acabou finalizado por Jon Jones em 2012. Estas foram as suas únicas derrotas desde que voltou ao Ultimate, em 2009.
A categoria dos médios está com o futuro incerto. Luke Rockhold se tornou o campeão em dezembro ao vencer Chris Weidman. No entanto, ainda não há a definição do próximo desafiante – que pode ser o próprio Weidman, o vencedor da luta entre Jacaré e Belfort ou quem levar a melhor no duelo entre Anderson Silva e Michael Bisping, em fevereiro.
*ZHESPORTES