O russo Fedor Emelianenko, considerado por muitos como o maior lutador de MMA da história, voltou a lutar nesta quinta-feira. Depois de três anos afastado, o peso pesado derrotou o indiano Singh Jaideep por finalização através de socos no primeiro round – especialista em kickboxing, Jaideep fazia apenas a sua terceira luta de MMA na carreira.
Fedor participou do novo Rizin Fighting Federation, organização japonesa de MMA conduzida pelos mesmos dirigentes que comandavam o Pride, evento que dominou o esporte até meados dos anos 2000.
O Rizin teve dois eventos na semana, que contaram com a participação de lutadores veteranos e famosos – o brasileiro Kron Gracie, que venceu Asen Yamamoto com um triângulo, o gigante Bob Sapp, que derrotou Akebono Taro por decisão técnica, e Kazushi Sakuraba, nocauteado por Shinya Aoki no primeiro dia de competições.
Muhammed Lawal, conhecido como King Mo, ainda venceu três lutas para conquistar um torneio de pesados como representante do Bellator.
Fedor Emelianenko, de 39 anos, chegou a 35 vitórias na carreira – ele também tem quatro derrotas e uma luta sem resultado. O russo já foi campeão no Pride, Rings e WAMMA. Em seu retorno, chegou a negociar com o UFC, mas optou pelo contrato oferecido pela organização japonesa.
A próxima edição do Rizin está marcada para o dia 17 de abril. Depois dos dois primeiros eventos em Saitama, o seguinte será em Nagoya, também no Japão. As lutas ainda não foram anunciadas.
*ZHESPORTES