Suspenso por oito anos de qualquer atividade ligada ao futebol, o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, segue recebendo salários da entidade. Segundo a agência "Reuters", o dinheiro cairá na conta do suíço até a eleição do novo comandante da organização, marcada para o dia 26 de fevereiro.
A agência de notícias conversou com o porta-voz do comitê de auditoria da Fifa, que confirmou a informação. O salário de Blatter foi mantido após a suspensão temporária por 90 dias. Depois, ao ser suspenso pelo Comitê de Ética, o vencimento não foi cortado.
– Até a eleição de um novo presidente, em 26 de fevereiro, o Sr. Blatter é o presidente eleito e, portanto, de acordo com o seu contrato, tem o direito de receber a sua remuneração. O comitê de remuneração decidiu, por consequência, em sua última reunião, não efetuar quaisquer novos pagamentos de bônus a Blatter – explicou o porta-voz.
Blatter e Michel Platini foram punidos por suspeita de corrupção. Eles não explicaram um pagamento feito pelo suíço ao ex-jogador em 2011. O francês recebeu cerca de R$ 8 milhões, dias antes do pleito da Fifa naquele ano, e alegou que a quantia era proveniente de serviços prestados entre 1999 a 2002, quando fez um trabalho para Blatter na entidade.
A versão de ambos não foi aceita pelo Comitê de Ética, que entendeu que a prática foi um suborno, uma vez que Platini retirou sua candidatura para eleição da Fifa em 2011 semanas antes do pleito. A verba não consta no balanço da organização daquele ano, e Blatter disse que era um "acordo verbal" entre eles.
*LANCEPRESS