Foto: Karol Loureiro/Divulgação
Nove jóqueis brasileiros que fazem sucesso no Exterior são atração da programação do Hipódromo do Cristal amanhã. Chamado de Tour das Estrelas, o evento terá 15 páreos das 14h às 21h. Os convidados especiais irão para a pista de areia do Jockey Club dos Rio Grande do Sul a partir das 16h30min - eles participarão de cinco páreos, até as 19h30min.
- Dificilmente os turfistas encontrarão um páreo com um nível técnico tão alto. Reunir quase todos esses profissionais é praticamente impossível, pois estão muito valorizados mundialmente. Isso também dá muita visibilidade internacional ao evento - disse o presidente do Jockey Club, Ricardo Felizzola.
Manoel Nunes é um dos mais empolgados com a possibilidade de competir com colegas que, como ele, se destacam em corridas de cavalos mundo afora. O cearense não monta no Brasil desde 2002, quando partiu para páreos no Oriente em busca de melhores remunerações.
- O Hipódromo do Cristal está colocando (os hipódromos de) Rio de Janeiro e São Paulo no bolso e estou lisonjeado por montar aqui e conhecer melhor o Rio Grande do Sul. Os turfistas gaúchos em geral estão de parabéns por trabalharem para levar o turfe de volta aos bons tempos - disse o atleta.
Outro jóquei que exaltou a promoção do Tour das Estrelas é gaúcho Tiago Josué Pereira, que volta ao Cristal depois de um período de aproximadamente dois anos na Califórnia, nos Estados Unidos:
- Já estive no hipódromo hoje (ontem) e dá para ver que o pessoal está trabalhando forte para o turfe voltar a crescer. Na realidade, o Rio Grande do Sul é um dos poucos Estados do país em que o esporte realmente está evoluindo.
Conheça a história e o currículos desses verdadeiros craques do turfe.
ALTAIR DOMINGOS
Compete na Argentina
"Um dos melhores de todos os tempos". "O colecionador de títulos". Esses são apenas alguns dos adjetivos que o paranaense Altair Domingos, 34 anos, carrega. O jóquei começou a carreira no final da década de 1990. Em sua estante, há dois troféus do Grande Prêmio Brasil, além de ter sido escolhido o "Jockey del Año" na Argentina, país onde compete desde 2009. Contudo, um dos prêmios mais desejados por ele, o do Grande Prêmio São Paulo, só veio ano passado pelas patas de Jaspion Silent.
EURICO ROSA
Compete ou já competiu no Canadá, na China, nos Estados Unidos, em Cingapura e no Japão
Foto: Michael Burns, WEG/Divulgação
Longe do Brasil desde 1998, o paulista Eurico Rosa da Silva, 40 anos, compete no Canadá, onde foi eleito o principal jóquei da temporada em 2010 e em 2013 - também é um dos favoritos para repetir o feito esse ano. Entre as suas conquistas mais importantes, destaca-se o bicampeonato do Queen's Plate, em 2009 e 2010. A tradicional prova do Hipódromo de Woodbine, em Toronto, homenageia a Rainha da Inglaterra - a própria majestade entrega o prêmio ao campeão. Rosa encerrará 2015 com ao menos mais 18 GPs no currículo.
EVERTON RODRIGUES
Compete no Uruguai
Foto: Marcelo Bonjour/Divulgação
O bom filho a casa torna. Everton Rodrigues, 35 anos, retorna ao Estado para a disputa da Tour das Estrelas. No Hipódromo do Cristal, o jóquei ganhou 217 páreos antes de se transferir para o Uruguai. Nascido em Uruguaiana, Rodrigues foi tricampeão de estatística (maior número de vitórias em páreos no ano) no Uruguai e é o maior ganhador de provas de grupo do Hipódromo de Maronãs, em Montevidéu.
FRANCISCO LEANDRO
Compete ou já competiu no Uruguai e na Argentina
Foto: Karol Loureiro/Divulgação
Uruguai, Brasil e Argentina. Não importa qual país em que será a prova. O que importa é que Francisco Leandro, 25 anos, entrará nas pistas com grandes chances de vencer. Uma prova disso é o resumo das principais conquistas do cearense. No seu país natal, foram dois GPs Bento Gonçalves e um Derby Paulista. Na Argentina, um GP Dardo Rocha e outro Província de Buenos Aires. Já no Uruguai, faturou o GP General Artigas, no qual levou o tordilho Whoope Maker a uma vitória incrível.
JORGE RICARDO
Compete ou já competiu na Argentina, no Uruguai, no Peru, na Inglaterra, na França, no Chile e nos Estados Unidos
Foto: Karol Loureiro/Divulgação
É o jóquei em atividade com o segundo maior o número de vitórias no mundo. Aos 54 anos, Jorge Ricardo soma impressionantes 12.571 triunfos na carreira. O carioca foi 26 vezes campeão das estatísticas (maior número de vitórias em páreos no ano) no Brasil antes de se radicar aa Argentina, um país apaixonado por corridas de cavalos. No país vizinho, J. Ricardo agregou mais quatro títulos de estatísticas na conta. Na sua lista de conquistas mais importantes, estão cinco vitórias no GP Internacional Latinoamericano, considerado um dos mais importantes da América do Sul.
JOSÉ APARECIDO
Compete ou já competiu no Brasil, no Uruguai, na Argentina e nos Emirados Árabes Unidos
Foto: Karol Loureiro/Divulgação
O mineiro José Aparecido, 38 anos, precisou atravessar o mundo para alcançar algumas de suas principais conquistas. Além de Brasil, Argentina e Uruguai, ele já venceu até nos Emirados Árabes Unidos. O desejo de competir com cavalos surgiu quando o piloto ainda era muito jovem. E essas glórias são atestadas pela sua mais recente conquista: foi o primeiro lugar nas estatísticas da temporada 2013/2014 do Jóquei Club de São Paulo. Para alcançar a marca, o jóquei atingiu 125 vitórias durante o período.
MANOEL NUNES
Compete ou já competiu na Argentina, na China, nas Ilhas Maurício, nos Emirados Árabes Unidos, na Coreia do Sul e em Cingapura
Foto: Arquivo Pessoal
Nascido no Ceará, Manoel Nunes, 40 anos, é um dos competidores do Tour das Estrelas com uma das coleções de conquistas mais globalizadas. Vencedor de páreos em países do Mercosul - a exemplo da maioria dos seus colegas que estarão em Porto Alegre amanhã -, também coleciona triunfos na Ásia e até na África. Até o final do mês passado, já havia participado de 9.553 provas e vencido 1.656.
SILVESTRE DE SOUSA
Compete ou já competiu na Inglaterra, na Irlanda, na China, nos Emirados Árabes Unidos, na França, na Itália, nos EUA e na Austrália
Foto: Ascot Racecourse/Divulgação
O talento do maranhense Silvestre de Sousa é refletido no ineditismo de suas proezas. Neste ano, o jóquei de 34 anos foi o primeiro lugar na estatística (maior número de vitórias) na Inglaterra, o chamado Stobart Flat Jockeys Champion. Foi o primeiro sul-americano a conquistar esse feito. E 2015 foi realmente especial para Silvestre, que se mudou para Irlanda aos 22 anos. Ninguém ganhou mais provas do que ele no ano: foram 154 vitórias.
TIAGO JOSUÉ PEREIRA
Compete ou já competiu nos Estados Unidos, nos Emirados Árabes Unidos, na China e na França
Foto: Karol Loureiro/Divulgação
O gaúcho Tiago Josué Pereira retorna ao palco onde, há mais de 20 anos, deu seus primeiros galopes no turfe há mais de 20 anos. Logo no seu primeiro ano de carreira, em 1994, venceu 96 corridas. Em seguida, fez escala no Rio antes de brilhar no Exterior. Aos 39 anos, já competiu em quase todos os continentes. Entre uma viagem e outra, acumulou mais de 1,7 mil vitórias. Um de seus maior triunfos foi a Copa do Mundo de Dubai, em 2010.