A equipe masculina de ginástica olímpica do Brasil superou a fase classificatória no Mundial de Ginástica, neste domingo, em Glasgow, na Escócia. A prova vale como classificatória para a Olimpíada de 2016, no Rio, e o país não tem vaga garantida na modalidade. Os brasileiros marcaram 349,057 pontos, com o segundo lugar após o fim da primeira subdivisão, atrás da forte Grã-Bretanha, que somou 354,417. A subdivisão do Brasil era a primeira e abriu a competição. No total, até esta segunda-feira, serão oito subdivisões, portanto, os brasileiros terão que esperar até o final para saberem se estão ou não classificados para a fase final.
O Brasil teve algumas quedas durante as apresentações, mas no geral se saiu bem e tem grandes chances de cumprir a meta. O campeão olímpico e mundial nas argolas, Arthur Zanetti, destacou o esforço de todo o grupo.
- A equipe do Brasil está de parabéns. Fez um belo trabalho de equipe, porque quando um falhava, vinha outro em seguida para substituir a nota. Com a pontuação que tivemos, geralmente, é possível nos classificarmos, mas competição é competição e agora temos que esperar a nota das outras equipes. O bom é que já fizemos a nossa parte, mas é ruim ter que esperar ainda um dia e meio para saber se estamos classificados - disse Zanetti, ao site da CBG.
Arthur Nory Mariano foi um grande pilar para o Brasil nas classificatórias de hoje e tem grandes chances de representar o País nas finais do Individual Geral. Ele garantiu 88,182 pontos. Além dele, o jovem Lucas Bitencourt também se saiu muito bem na soma de todos os aparelhos, com 86,564.
- Acho que fizemos a nossa parte. Tivemos erros em alguns aparelhos, mas acredito que com a boa pontuação que fizemos vamos conseguir ficar entre os oito - disse.
As finais por equipe estão marcadas para a próxima quarta-feira. Na sexta-feira, serão disputadas as finais do individual geral masculino, e no sábado e domingo, as finais por aparelhos.