Quando se trata de estilo de cabelo, não existe categoria mais criativa do que a dos jogadores de futebol. Eles estão sempre inventado moda e chamando a atenção pela ousadia na hora de escolher os cortes e as cores para as madeixas.
O ex-jogador Valderrama. Foto: Jean-Christophe Kahn, Divulgação
Leia mais no Clube da Bolinha
Nem sempre o resultado fica, digamos assim, "agradável aos olhos" - mas são sempre esses os mais lembrados quando se fala no cabelo dos boleiros. Quem não se recorda dos longos e loiros cachos do colombiano Valderrama? Ou do estilo "Cascão" de Ronaldo na Copa de 2002? E do moicano platinado de Neymar, que virou febre entre a criançada?
Ronaldo na Copa de 2002. Foto: Oleg Popov, AFP
Neymar e seu moicano platinado. Foto: Kazuhiro Nogi, AFP
Clube da Bolinha: com Cascão no treino, Corinthians homenageia Mauricio de Sousa Clube da Bolinha: chineses se casam no Camp Nou
Clube da Bolinha: grife #pokopika de Valdívia tem boné, camiseta e ele de garoto-propaganda
Na época em que jogava no Grêmio, o lateral Pará, hoje emprestado ao Flamengo, também chamava a atenção com o moicano espetado - que ganhou uma versão loira e até uma homenagem ao Tricolor, quando ele raspou o nome do clube na cabeça. Quanto estilo!
Mas nem sempre os jogadores lançam (ou, pelo menos, tentam lançar) tendências na "moda capilar". Alguns são mais ligados nos estilos que estão bombando nas ruas e passarelas e preferem levá-los para dentro dos gramados - e, agora, a moda é o coque samurai. Aqui no Brasil, o penteado ficou conhecido depois de aparecer na cabeça do barbudo muso do comercial do Trivago, porém um dos primeiros a adotar o estilo foi o ex-jogador David Beckham.
David Beckham, o precursor do coque samurai nos campos. Foto: Andreas Meier, Reuters
Beckham abraça Roberto Carlos. Foto: Albert Gea, Reuters
Recentemente, os jogadores Douglas (Barcelona) e Gabigol (Santos) apareceram com o penteado e geraram comentários sobre o novo estilo. Enquanto o lateral sofreu bullying dos colegas catalães, o atacante santista teve que lidar com os comentários dos fãs após postar uma foto com o coque samurai no Instagram. E vocês, o que acharam do estilo dos meninos?
O lateral Douglas, do Barcelona. Foto: Cristina Quicler, AFP
Clube da Bolinha: ex-Malhação, ator visita Beira-Rio e lembra tempo de jogador no Inter
Aqui nas bandas do Sul, ninguém ainda adotou o coque samurai, mas vários jogadores ficaram marcados pelo cabelo "peculiar". Os cachos do colorado Valdívia fazem tanto sucesso que há até perucas à venda para quem quer imitar o estilo do #pokopika.
Valdívia e seus cachos. Foto: Félix Zucco, Agência RBS
Pará e seu moicano. Foto: Félix Zucco, Agência RBS
*ZHESPORTES