É sempre aconselhável parar em frente à televisão quando dois monstros sagrados do esporte se chocam. Pois a tarde deste domingo reserva um destes encontros para a história ao colocar os tenistas Novak Djokovic e Roger Federer frente à frente na final do Aberto dos EUA.
A facilidade com que os dois melhores jogadores do mundo passaram por seus adversários na semifinal mostra a excelente fase que vivem. Djokovic perdeu apenas três games diante do atual campeão do torneio, o croata Marin Cilic, em um passeio de 3 sets a 0. O suíço Federer também não perdeu nenhuma parcial diante do compatriota Stanislas Wawrinka, campeão de Roland Garros neste ano.
Entre os dois finalistas, somam-se 26 títulos de Grand Slam - Federer é o recordista absoluto com 17, e Djokovic ganhou dois dos três já disputados em 2015. Se vencer o terceiro, igualará a excelente temporada de 2011. Enfrentará, porém, um adversário motivadíssimo apesar do currículo vitorioso que ostenta: desde 2012, Federer não levanta troféus de um dos quatro principais torneios.
Programe-se
Final do Aberto dos EUA
Novak Djokovic x Roger Federer
Domingo, 17h, SporTV2 e ESPN transmitem
Números de gigantes históricos:
TÍTULOS DE GRAND SLAM
Roger Federer - 17
Pete Sampras - 14
Rafael Nadal - 14
Roy Emerson - 12
Rod Laver - 11
Bjorn Borg - 11
Bill Tilden - 10
Novak Djokovic - 9
TÍTULOS DO ABERTO DOS EUA
Roger Federer - 5
Novak Djokovic - 1
FRENTE À FRENTE
Vitórias de Federer - 21
Vitórias de Djokovic - 20
EM GRAND SLAM
Vitórias de Djokovic - 7
Vitórias de Federer - 6
Curiosidades:
- Com 13 jogos, Djokovic e Federer é o duelo que mais se repetiu em torneios de Grand Slam, empatado com Nadal e Federer.
- Os dois já decidiram o Aberto dos EUA em 2007, quando Federer venceu por 3 sets a 0 (7/6, 7/6, 6/4).