O Brasil-Pel perdeu nesta segunda-feira Leandrão, artilheiro da Série C, para o Vasco. Ele ganhará salário de três dígitos, por dois anos de contrato. Já tinha recusado Goiás e Coritiba. Alex Amado, seu parceiro de ataque, foi para o Ceará com vínculo de três anos: R$ 30 mil mensais. São fortunas que o Xavante não pode pagar. É o preço da ótima campanha e da visibilidade nacional.
O raio é que falta pouco para a voltar à Série B, o que revolucionaria o futebol gaúcho no Interior. E, nessa hora crucial, vão-se os goleadores. Conversei com Rogério Zimmermann, há mais de três anos no cargo. É ele que monta e remonta milagrosamente o Brasil-Pel de uma hora para outra, a confiança sempre lá no alto. Se o Xavante subir, é caso de estátua para ele no Bento Freitas:
Qual o prejuízo de perder Leandrão na reta final?
Claro que eu não gostaria de perdê-lo, assim como ao Alex Amado, conosco há três anos. É meu ataque inteiro. Mas pensamos o grupo com cuidado. Na Série D, tínhamos um elenco de C. Agora, na C, planejamos uma equipe de B para cima. É o segredo. Por isso surge o interesse de times da Série A nos jogadores do Brasil. Temos Nena, que fez até mais gols do que o Leandrão no Gauchão, e ainda o Gustavo Papa, para suprir a camisa 9. Estou tranquilo e confiante.
E para o lugar do Alex Amado?
Trouxemos Soares (ex-Grêmio, Fluminense) e Kleverson, do Passo Fundo, atacantes de lado. Devem ter condição já contra o Tombense, no Beira-Rio.
O Brasil-Pel liderou com sobra por semanas, mas agora é terceiro no G-4. O rendimento caiu?
Não. A queda é de resultado. Temos feito bons jogos, com padrão. Não há como só subir na tabela. A oscilação é normal. O que importa é a campanha.
O plano é classificar em 2º lugar, para decidir a vaga no mata-mata, dentro do Bento Freitas?
A meta é classificar. Ponto. Vamos passo a passo. Se der para decidir as quartas-de-final em casa, ótimo. Mas fecharia acordo agora pelo 4º lugar em troca de classificação garantida. Pés no chão. Lembrem que subimos para a Série C fora, contra o Brasiliense.
*ZHESPORTES