Mais três judocas brasileiros competiram nesta sexta-feira nas eliminatórias do Mundial de Judô. As lutas começaram por volta das 2h (pelo horário de Brasília), em Astana, no Cazaquistão.
O brasileiro Tiago Camilo, que concorre na categoria até 90kg, se despediu da competição já no primeiro confronto, contra o russo Denisov. Por apenas uma punição, o campeão mundial de 2007 perdeu para o russo Kirill Denisov, que foi bronze no Mundial Chelyabinsk 2014.
Mayra Aguiar, atleta da Sogipa, entrou com o pé direito no tatame, pouco antes das 3h, na categoria meio pesado (até 78kg). Em apenas 24 segundos, a atual campeã mundial e cabeça-de-chave número 8 venceu por ippon a adversária chilena Jacqueline Usnayo. Avançando para as oitavas de final, o próximo confronto da gaúcha será com a polonesa Daria Pogorzelec.
Com medalhas, judocas da Sogipa retornam do Pan e projetam crescimento
Já a gaúcha Maria Portela começou a competição bem. A sogipana venceu o primeiro confronto do dia na categoria até 70kg. Ela venceu por ippon a australiana Aoife Coughlan. No confronto seguinte, conseguiu projetar a mexicana Andrea Poo e saiu vencedora com dois wazaris, que valem um ippon. Nas oitavas de final, Portela enfrentará a espanhola Maria Bernabeu.
Em competição "mais cheia" antes da Olimpíada, Raçudinha briga por medalha
As eliminatórias serão disputadas a partir das 2h no horário de Brasília. As repescagens, semifinais e disputas de medalhas acontecem a partir das 8h da manhã, também no horário de Brasília. O Mundial Astana 2015 está sendo transmitido pelo SporTV, Esporte Interativo, ESPN e BandSports.
Penalber derrota atual campeão e fica com o bronze no Mundial de judô
O Brasil já chegou a quatro disputas de medalhas e conquistou dois bronzes com a meio-leve Érika Miranda e com o meio médio Victor Penalber. Foram ainda dois quintos lugares com os ligeiros Felipe Kitadai e Nathália Brigida.