Campeão da Libertadores de 2014, o Atlântico de Erechim ganhou também o direito de sediar a Copa Intercontinental de Futsal. A trilha para recolocar o Rio Grande do Sul no topo da modalidade começa na próxima segunda-feira, no norte do Estado. Cinco times disputam o torneio entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro.
Todas as equipes jogam entre si na primeira fase. Os dois melhores vão para a final, e ainda há uma disputa de terceiro lugar na preliminar da decisão.
Versões da competição são realizadas desde 1996 e reconhecidas pela Fifa desde 2004. O Brasil já tem seis títulos - Inter/Ulbra (1996), Atlético Pax de Minas (1998), Ulbra (1999), ACBF (2001, 2004 e 2012). O atual campeão é o Kairat Almaty, do Cazaquistão, que defende o título em Erechim.
Entrevista com Paulo Mussalém, técnico do Atlântico
O que você espera da campanha do Atlântico?
A nossa expectativa é de chegar à final do Mundial. Passar da primeira fase e chegar à final. É o nosso primeiro objetivo. É um Mundial muito equilibrado, várias equipes com jogadores brasileiros. Tanto a equipe dos Emirados Árabes, como a do Cazaquistão e também o Toronto têm vários jogadores brasileiros, isso eleva muito a qualidade da competição. A equipe do Egito é uma seleção, já jogou contra a seleção brasileira e deu muito trabalho, tivemos muitas dificuldades nos jogos contra eles.
Como está a preparação do time?
A equipe vem crescendo em todos os jogos do Estadual, já está em um nível de competição. Estamos em um momento de ajuste de detalhes e confiantes.
O aumento no número de participantes em relação ao ano passado demonstra o crescimento da popularidade do futsal ao redor do mundo?
Com certeza. O futsal tem seu espaço no cenário mundial. O fato de nós termos conquistado a Libertadores nos deu o direito de receber esse Mundial aqui em Erechim.
Qual o impacto de sediar a competição?
É fundamental, principalmente para a modalidade, para incentivar as categorias de base. Isso fortalece o futsal, não só do Atlântico, mas de todas as equipes de Erechim, do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Participantes:
América do Sul: Atlântico de Erechim
Ásia: Al Dhafra (Emirados Árabes Unidos)
América Central e do Norte: Toronto (Canadá)
Europa: Kairat Almaty (Cazaquistão)
África: Misr Lelmakkasa (Egito)
Tabela
PRIMEIRA FASE - Classificatória
Primeira rodada - 31/8
19h Al Dhafra Club x Misr Lelmakkasa
20h30min Atlântico x Kairat Almaty
Segunda rodada - 1/9
19h Futsal Club Toronto x Al Dhafra Club
20h30min Atlântico x Misr Lelmakkasa
Terceira rodada - 2/9
19h Misr Lelmakkasa x Kairat Almaty
20h30min Atlântico x Futsal Club Toronto
Quarta rodada - 3/9
19h Kairat Almaty x Futsal Club Toronto
20h30min Atlântico x Al Dhafra Club
Quinta rodada - 4/9
19h Misr Lelmakkasa x Futsal Club Toronto
20h30min Al Dhafra Club x Kairat Almaty
Finais - 5/9
16h30min Decisão do terceiro lugar
18h30min Final
*ZHESPORTES