Dos gramados de Santa Maria surgem incontáveis talentos ano após ano. E, nesta semana, mais cinco promessas santa-marienses embarcam ao Rio de Janeiro para um torneio promovido pelas escolas de futebol do Barcelona no Brasil. Será no melhor estilo catalão que João Victor e Lucas, da Escolinha Piá, e Pedro, Ruan e Tariq, do Novo Horizonte, encaram a Copa Catalunha, a partir da próxima sexta-feira.
As últimas notícias
Os atletas da categoria sub-11 foram selecionados no final de julho, entre 76 candidatos, em uma atividade promovida por técnicos espanhóis e brasileiros em Porto Alegre. Na categoria destinada aos jogadores nascidos em 2004 e 2005, 12 atletas do Estado foram escolhidos - sendo cinco de Santa Maria.
- A ideia da competição é oferecer uma atração diferente para quem foi destaque nos treinamentos realizados pelo Brasil - explica André Deveza, gerente da Escola Barcelona no Brasil. Na capital carioca, os melhores atletas selecionados em laboratórios de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro encontram-se para a disputa de quatro dias.
No time dos ídolos
Para uma geração que tem como ídolos Lionel Messi e Neymar, ambos jogadores do Barcelona, a oportunidade de vestir a camisa catalã e carregar o escudo do time no peito é algo único e inestimável.
- É a primeira vez que participo de um torneio assim. O futebol é a coisa que mais gosto de fazer. Sei que tenho de começar em um clube pequeno, mas quero ser profissional do Barcelona algum dia - almeja o pequeno atacante Lucas Soares Stefanello, 10 anos.
Leia mais sobre futebol
Do lado de fora do campo, a torcida fundamental dos pais é ingrediente importante para o sonho de ser jogador profissional:
- É uma oportunidade que surgiu por mérito e esforço deles. Estamos na torcida para que joguem bem - diz a mãe do meia Ruan, Ângela Favarin.
Leia mais sobre categorias de base
Os jogadores, acompanhados dos pais ou responsáveis, viajam para o Rio de Janeiro na quarta-feira.