De Kombi, Tiago Splitter transportou um pouco do seu conhecimento de basquete para jovens atletas da Sogipa, em Porto Alegre. O pivô, que joga na NBA desde 2010 e foi trocado na quarta para o Atlanta Hawks, esteve na Capital nesta quinta para uma clínica - a última nesta edição do projeto Splitters On Tour, uma parceria com o seu irmão Marcelo que percorreu Blumenau, Curitiba, Joinville e Florianópolis na última semana.
- Foi muito legal. Foi legal estar com a criançada, treinar com eles. Eu passei para eles antes do treino que eu não iria ensinar tudo o que eu sei, só alguns detalhes, o mais importante. Quis falar sobre os pilares da minha carreira, disciplina, prestar atenção no técnico, fazer as coisas certas. Não existe segredo no basquete. O importante é fazer as coisas bem feitas - disse.
O trajeto entre as cidades é feito pelos integrantes do projeto em uma Kombi - que Splitter admite ter transformado para dar mais conforto. Fácil no trato, o primeiro brasileiro campeão da NBA se aproximou dos jovens e disse: mais do que talento, é preciso ter dedicação para fazer a transição do basquete de base para o nível profissional.
- Existem talentos aqui no time da Sogipa. Existem jogadores que a gente percebe que já têm jeito. São jogadores de 16, 17 anos, que daqui a pouco vão dar o passo mais difícil que é entrar no basquetebol profissional. A gente espera que eles tenham a cabeça boa para fazer essa mudança.
Splitter aproveita suas férias no Brasil. Quando voltar aos Estados Unidos, estará em um novo desafio. O San Antonio Spurs, seu antigo time, o enviou ao Atlanta Hawks em uma negócio de intertemporada. Foram cinco temporadas no Spurs, que incluíram o título conquistado em 2014.
*ZHESPORTES