O Campeonato Sul-Americano de Kart Rotax mudou o ritmo do som de quem chega em Canasvieiras, em Florianópolis. O zunido dos motores rasgam as retas e contornam as curvas. São 140 pilotos de nove países diferentes que estão na cidade buscando uma vaga para o mundial que será realizado no mês de agosto em Portugal. Na pista, crianças e veteranos. Nomes ainda no início da carreira e outros consagrados como Rubens Barrichello dividindo os boxes e trocando informações.
Leia mais sobre esportes
Entre os mais novos, dois pilotos de Florianópolis, João Vitor Barcelos, 10 anos, e Gabriel Gomes, 8 anos. Os dois disputam na categoria Micromax e colocam 90 km/h nos seus carros. Barcelos é destaque nacional e tem na curta carreira quatro títulos nacionais em etapas da Rotax, empresa fornecedora de motores. Mas quando o assunto é o futuro profissional eles querem é dificuldade.
- Não na Fórmula 1. Lá é muita tecnologia, quero algo que seja mais difícil como a Stock, a Nascar. Não sei ainda - comenta Barcelos.
Enquanto na pista eles dividem centímetros nas curvas, fora dela dividem também parceria. Nos treinos de quinta-feira, Gomes e Lucca Zucchini se tocaram e rodaram. Zucchini perdeu o bico do seu Kart e quem emprestou uma peça nova foi a equipe de Gomes. Nesta sexta-feira, o piloto veio devolver pessoalmente o equipamento.
- É bem, a culpa do acidente foi dos dois. Ele não me viu - conta Gomes meio confuso mais feliz pela parceria com o colega.
Enquanto eles sonham com uma carreira de piloto, dois boxes ao lado, Rubens Barrichello ajusta o seus kart e orienta os filhos Felipe e Eduardo. Cinco vezes campeão brasileiro de kart, recordista em números de Grande Prêmios pela Fórmula - 1, atual campeão da Stock Car, Barrichello encontra nesses eventos o que mais gosta no automobilismo.
- O kart é fantástico é o mais perto que se tem de diversão e competição. E aqui eu sou piloto, ajudo com os engenheiros para arrumar o kart, oriento os meus filhos. É uma correria, não paro.
Mas entre ser piloto e pai, Barrichello não tem dúvidas sobre o que é mais difícil.
- Ser pai de piloto. Tem que estar sempre equilibrando as coisas com os meninos - comenta Barrichello antes de iniciar os trabalhos finais para ajustar o Kart. Não o dele, os dos meninos Eduardo e Felipe.
O Sul-Americano de Kart segue até domingo. Para quem quiser acompanhar a prova dos boxes e encontrar com os pilotos o valor é de R$ 25,00 a entrada. Valor para cada dia. No sábado acontecem os treinos classificatórios e no domingo as provas finais.