Apesar de não terem o mesmo impacto das duas principais competições profissionais do Estado, o Gauchão e a Divisão de Acesso, outros campeonatos movimentam os gramados gaúchos no segundo semestre. São pelo menos cinco competições confirmadas - ou em andamento - pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para o restante da temporada 2015: quatro deles de categorias de base, também chamados de futebol amador. Em Santa Maria, três clubes competem em dois torneios diferentes.
Leia mais notícias sobre futebol
No Estadual Juvenil B, que começou em abril, o Novo Horizonte representa Santa Maria. No próximo sábado, no CT do bairro Medianeira, a equipe laranja e preta estreia na segunda etapa, contra o Cruzeiro, às 15h.
- A ideia de voltar a disputar a competição da FGF com um time juvenil é para dar uma sequência ao grupo que sempre foi competitivo (a base é do time sub-15 que foi campeão da Copa Coca-Cola em 2013, hoje, sub-17) - explica o coordenador do Novo Horizonte, Guilherme Ruy.
Participam do Juvenil B os clubes que não têm equipes profissionais. Porém, algumas agremiações tradicionais, como a própria dupla Gre-Nal, competem com times com atletas de idades inferiores, no caso, o sub-16.
Leia as últimas notícias de esportes
O regulamento, apesar de confuso, prevê vaga no Juvenil A ao campeão. Ou seja, o Novo Horizonte, mesmo sem time profissional, pode subir à elite estadual da categoria. Na primeira fase, o Novo Horizonte terminou em segundo lugar no Grupo A, atrás do Três Passos. No entanto, ficou em quarto lugar na classificação geral e será um dos cabeças de chave da segunda fase.
Já na Copa FGF Sub-19, que também é considerada uma competição amadora, a dupla Rio-Nal entra em campo no próximo fim de semana. O Inter-SM estreia no sábado, fora de casa, às 15h, contra o São Luiz, de Ijuí. O Riograndense começa a sua campanha nos Eucaliptos, no domingo, às 14h, diante do Santo Ângelo.
Sem times da Região Central, a única competição profissional do Estado neste segundo semestre começa na sexta-feira. É a Supercopa Gaúcha, também conhecida como Copa FGF.
FUTEBOL PROFISSIONAL
Supercopa Gaúcha - É dividida em Copa Valmir Louruz, a fase regional, e a Copa Luiz Fernando Costa, a etapa de mata-mata. A Copa Valmir Louruz, também conhecida como Copa FGF, começa na sexta-feira. Serão três grupos: Metropolitano, Norte e Sul, com 14 times, entre eles a dupla Gre-Nal (com times B).
CATEGORIAS DE BASE
Estadual Juvenil A - Está na segunda fase, que começa no sábado, e conta com quatro times em cada uma das três chaves. Equipes da primeira divisão do Gauchão e outras com bom ranqueamento na FGF participam da elite da categoria sub-17.
Estadual Juvenil B - Está na segunda fase, que conta com 20 clubes divididos em quatro grupos. O Novo Horizonte, de Santa Maria, é cabeça de chave do Grupo H. Segunda fase começa no sábado.
Estadual Infantil - Está na segunda fase. Ao todo, 16 times ainda competem em quatro grupos. A segunda fase começa em 8 de agosto.
Copa FGF Sub-19 - É dividida em três chaves regionalizadas. Duas delas com cinco times e uma com seis, totalizando 16 clubes. A dupla Rio-Nal está na Chave C. O campeonato começou no último sábado. Os times de Santa Maria estreiam no próximo fim de semana.